quarta-feira, 9 de junho de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS: MUITO IMPORTANTE NO NOSSO DIA-A-DIA


PALAVRAS HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS
1. SERRAR ou CERRAR?
A frase é: “Serrou os olhos e adormeceu.”
O correto é: “Cerrou os olhos e adormeceu.”
Cerrar é “fechar”; serrar é “cortar”.
Essa frase me faz lembrar o dia em que certo comerciante ordenou a seus empregados: “Hoje, eu quero todas as portas da loja serradas às 18h.”
Foi prontamente atendido. No fim da tarde, todas as portas estavam pela metade.

2. DESPERCEBIDOS ou DESAPERCEBIDOS?
A frase é: “Muitos detalhes passaram desapercebidos.”
O correto é: “Muitos detalhes passaram despercebidos.”
Desapercebido (de conhecimentos linguísticos) está quem fala desse modo.
Despercebidos (= não percebidos) é derivado do verbo perceber (= notar, observar); desapercebidos (= não apercebidos) é derivado do verbo aperceber-se  (= tomar ciência, prover-se).
Sugiro que não se utilize a palavra desapercebido mesmo no sentido correto (= desprovido, quem não tomou ciência), pois dificilmente o leitor vai entender.
O importante, porém, é você não esquecer que, para aquilo que não se percebeu, o correto é despercebido.

3. DESCRIMINADO ou DISCRIMINADO?
A frase é: “Está tudo descriminado na nota fiscal.”
O certo é: “Está tudo discriminado na nota fiscal.”
Discriminar significa “segregar, separar…” Você não deve usar apenas no caso de “discriminação racial, social ou religiosa”. Numa nota fiscal, na qual os itens estão listados, na verdade eles estão separados, ou seja, discriminados.
Descriminar significa “deixar de ser crime, tirar o crime”. Quando de fala em “descriminar o aborto ”, não significa “discriminar” quem faz o aborto , e sim “inocentar” a mulher que faz o aborto (o aborto deixaria de ser crime).

4. CONCERTO ou CONSERTO? e RATIFICAR ou RETIFICAR?
A frase é: “O automóvel está precisando de vários concertos.”
O certo é: “O automóvel está precisando de vários consertos.”
Se o automóvel está precisando de reparos, é porque precisa de consertos com “s”. Concertos com “c” são musicais, sinfônicos. Concerto significa “harmonia”; conserto é “correção, reparo, retificação”.
Por falar no assunto, é bom não confundir retificar com ratificar. Retificar é “corrigir, consertar”; ratificar significa “confirmar, comprovar”. Imagine o seguinte: um colega de trabalho é demitido porque cometeu uma infinidade de erros. Você é designado para o lugar dele e no seu primeiro relatório escreve: “Ratifico todos os erros do meu antigo companheiro”. Que é que vai acontecer? É isso mesmo: você vai “pra rua” também. Ora, “ratificando os erros” você estaria “confirmando os erros”. Não é nada disso. Na verdade, você corrigiu todos os erros, ou seja, você retificou. Cá entre nós, para quem possui automóvel, é uma vergonha confundir ratificar e retificar. Se você já enfrentou problemas no motor do seu carro, provavelmente procurou uma retífica, uma vez que “ratífica” não existe. Portanto, não esqueça: retificar é consertar com “s”.

POR: SÉRGIO NOGUEIRA