Com o tema Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para área da Assistência Social, o evento contou coma presença de representantes de Gravatá, Pombos e Chã Grande.
Assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais participaram de capacitação promovida pela secretaria de Assistência Social do Estado. O tema do evento foi o Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para área da Assistência Social. Iniciado em 2008, o plano é realizado por etapas e este é o 5° módulo direcionado aos agentes sociais dos municípios.
Além de Gravatá, participam as cidades de Pombos e Chã Grande. A capacitação tem duração de dois dias e aconteceu no auditório do Círculo Operário nestas terça e quarta feira, dias 28 e 29 respectivamente.
Segundo a coordenadora técnica responsável pela capacitação, Cleide Rodrigues, esses módulos são uma continuação de um trabalho que teve início com os agentes estaduais. “Primeiros fizemos com os agentes da própria secretaria estadual e depois passamos para o âmbito dos municípios”, disse. Para Gravatá, o evento trouxe duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma assistente técnica que ficaram responsáveis pelo trabalho.
A secretária de Ação Social de Gravatá, Maria Dulce, participou juntos aos funcionários da capacitação e disse que isso recicla o trabalho de cada um nas áreas de atuação. “Podemos trocar experiências com os outros participantes que vieram das cidades vizinhas. Renovar e trocar informações é muito importante para o nosso trabalho”, completou.Durante o dia os participantes puderam discutir assuntos como serviços e técnicas, a política de assistência social e o controle dentro do assistencialismo. “Cada vez mais possamos dar subsídios às secretarias dentro das políticas de direitos”, disse Cleide Rodrigues. Entre as ações discutidas estavam o trabalho em rede e a interação interdisciplinar. Para a Supervisora Técnica, Virginia Airola, ações assim fortalecem a ação do município e reforçam a prática do dia a dia. “Entendemos que esse trabalho em rede dá suporte a assistência social. É um trabalho contínuo”.
Os participantes trabalharam em grupos discutindo as ações propostas na capacitação. Dessa forma, puderam trocar informações sobre as dificuldades no cotidiano e encontrar meios de estimular as potencialidades emergentes e existentes em cada município.
Informações da Assessoria Especial de Imprensa prefeitura de Gravatá