domingo, 2 de agosto de 2009

NOTÍCIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

CRAS – Conheça o trabalho do Centro de Referência da Assistência Social
Gravatá conta com duas unidades do CRAS, localizadas no bairro do Cruzeiro e Centro.
No CRAS I cerca de 240 pessoas são atendidas por mês, anualmente cerca de 1200.
O local oferece cursos, capacitações profissionais, orientações, atendimentos sociais e psicológicos.

“Quando eu era jovem, não tive a oportunidade de aprender a pintar ou estudar, hoje já estou fazendo um monte de coisa. A professora disse que estou aprendendo e que minha pintura ta bonita. Quando eu cheguei aqui não sabia nem pegar no pincel, hoje estou quase uma artista. É uma terapia, me traz paz e faz com que meu tempo passe de uma forma bem melhor”, disse aos risos a aposentada Helena Rodrigues de 61 anos, uma das alunas do curso de pintura oferecido pelo CRAS.

Poucas pessoas conhecem o trabalho e as ações do CRAS. O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública de base municipal, que destina-se a apoiar pessoas carentes, que se encontram em vulnerabilidade social, disponibilizando prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.

Gravatá conta com duas unidades do CRAS, localizadas no bairro do Cruzeiro (CRAS I) e Centro (CRAS II). No CRAS I cerca de 240 pessoas são atendidas por mês, anualmente cerca de 1200. O local oferece cursos, capacitações profissionais, orientações, atendimentos sociais e psicológicos. Um lugar especial, que trabalha com pessoas especiais, que necessitam de atenção e respeito.

Paulo Sales, coordenador do CRAS I falou sobre a instituição e como o trabalho é recebido pelas pessoas, “Contamos com 5 profissionais trabalhando conosco, um psicólogo, um assistente social, dois auxiliares administrativos e um motorista.

Nosso trabalho é mostrar os direitos que as pessoas têm, fortalecer os laços familiares, entre outros trabalhos oferecidos aqui, como os cursos.

As pessoas recebem o trabalho com satisfação, buscamos nos qualificar para melhor atender a população que nos procura”, disse. O CRAS I abrange os bairros do Cruzeiro, CAIC, Bairro Novo, Riacho do Mel, Maria Auxiliadora, Boa Vista, Centro e Zona Rural.

A Secretária de Ação Social Maria Dulce, compareceu ao CRAS I na tarde da última quinta feira (30/07) prestigiando o trabalho das alunas. Na ocasião a secretária deu sua opinião sobre o projeto, “Mais do que oferecermos capacitação profissional e conseqüentemente geração de renda, os CRAS são a valorização pessoal dos que precisam do trabalho. Aqui faz brotar os dons que eles possuem”, disse Maria Dulce.


Serviço:

CRAS I Rua Princesa Isabel, 28 – Cruzeiro (Ao lado da SUCAM)

Fone – 3533-0907CRAS II


CRAS II Av. XV de Novembro, 187 – Centro

Fone – 3533-2862

Informação da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá