terça-feira, 11 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Bióloga paranaense visita Gravatá e utiliza os orgânicos produzidos na cidade como tema de seu Pós Doutorado
Na oportunidade Marli falou sobre o contato direto que terá com os agricultores gravataenses, “Esse contato vai ser muito bom para minha tese, quero vivenciar todo o processo do cultivo, as técnicas utilizadas e tudo o que o local pode me oferecer”, disse.
Está em Pernambuco desde a última semana a bióloga, geógrafa e historiadora paranaense da cidade de Marechal Rondon Marli Terezinha Szumilo Schlosser, uma apaixonada pelo nordeste que veio a Gravatá para conhecer os orgânicos produzidos na cidade, as técnicas de produção e venda. Os resultados obtidos com a visita servirão de base para a tese de pós-doutorado que a estudiosa está fazendo sobre o tema Desenvolvimento Regional e Ambiental. Utilizando-se de entrevista temática sobre agroecologia, Marli ficará três dias na comunidade de São Severino, onde vivenciará o cotidiano dos produtores, e conhecerá de perto a rotina dos moradores de São Severino.
Seu primeiro contato com Gravatá se deu através do site oficial da prefeitura, no qual segundo Marli encontrou muitas informações sobre tudo o que precisava, “Eu estava a procura de um lugar semelhante a Marechal Rondon, e que de preferência fosse no nordeste, então fiz algumas pesquisas e encontrei Gravatá. Através do site, obtive muitas informações sobre a cultura do lugar e a produção dos orgânicos. Me apaixonei de cara, tanto é que no meu projeto, utilizo algumas citações das matérias publicadas. Entrei em contato com a secretaria do meio ambiente e fui muito bem recebida, e hoje estou aqui de fato para conhecer a produção orgânica de Gravatá”, disse Marli.
Marli foi recebida na manhã desta segunda feira pelo secretário do meio ambiente Aarão Lins de Andrade, que conversou com a pesquisadora esclarecendo algumas dúvidas. O secretário se colocou a disposição da pesquisa a ser realizada e teve a oportunidade de saber um pouco mais dos objetivos de Marli em seus estudos. “É sempre muito bom sabermos que nossa cidade está sendo reconhecida nos mais diversos lugares do país. A vinda de Marli é muito importante, pois diante do projeto de pesquisa apresentado por ela, Gravatá vai crescer ainda mais no que diz respeito a produção de orgânicos”, disse Aarão Lins.
Na oportunidade Marli falou sobre o contato direto que terá com os agricultores gravataenses, “Esse contato vai ser muito bom para minha tese, quero vivenciar todo o processo do cultivo, as técnicas utilizadas e tudo o que o local pode me oferecer”.

Professora de Gravatá traz ao município pesquisadora da NASA
Na próxima quarta-feira, dia 12, a Escola Aderbal Barbosa do Distrito de Mandacaru irá receber a astronôma brasileira Rosali Lopes, que faz parte da equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a maior agência espacial do mundo localizada nos Estados Unidos da América - USA. Ela fará palestras para os 200 alunos da escola e ainda acompanhará o lançamento de um mini-foguete em uma fazenda da região junto a 20 representantes da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e o professor e astrônomo, também da equipe da NASA, Marcos Luna.
A oportunidade surgiu quando a professora Rosana Carvalho iniciou junto aos seus alunos uma pesquisa para o desfile do próximo dia 07 de setembro, que fará homenagem ao Ano Internacional da Astronomia. Interessada em obter mais informações sobre o assunto, ela decidiu procurar o renomado professor e pesquisador Marcos Luna, que se encantou com o interesse e a grandiosidade do seu trabalho e após diversas reuniões propôs a ida da astrônoma da NASA à Gravatá, que não só aceitou o convite como também fez questão de que o encontro fosse no próprio distrito. “Eu nunca imaginei que ela, uma astronôma tão importante da NASA, iria a Mandacaru, na nossa escola tão simples que atende os alunos da Zona Rural de Gravatá. Ainda estou sem acreditar”, disse a professora Rosana.
A astrônoma carioca Rosaly Lopes foi a primeira brasileira a ganhar o Wings Worldquest Women of Discovery, que reconhece o destaque feminino em vários campos relacionados à exploração científica. Premiada na categoria Ar e Espaço, o reconhecimento veio em função de uma vida de trabalho dedicada ao mapeamento e à descoberta de vulcões no Sistema Solar. No Laboratório de Propulsão a Jato da NASA desde 1989, Lopes participou das missões Cassini-Huygens (explorações na Titã, maior lua de Saturno) e Galileu. Ela foi madrinha da base para lançamento de foguetes experimentais, que levava seu nome, na cidade de Bezerros, criada por iniciativa do professor Marcos Luna em reconhecimento ao apoio dado ao projeto, assim como a sua história profissional.
Notícias da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá