quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 DE ABRIL DIA DO: DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DIA DO PLANETA TERRA


O Dia Internacional do Planeta Terra é comemorado dia 22 de abril desde 1970. Esta data foi criada pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

A Terra é cem vezes menor que o Sol. Apresenta 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

No decorrer das décadas a população do planeta tem aumentado muito: em 1820 eram um bilhão de habitantes; em 1930, 2 bilhões; em 1960, 3 bilhões; 4 bilhões em 1974; 5 bilhões em 1988 e 6 bilhões em 2000 (dados do CIA - The world factbook).


A população da Terra, embora busque melhorar a vida no planeta, é diretamente responsável por inúmeras alterações na natureza, que muitas vezes são prejudiciais ao ecossistema do planeta.

O homem vem aos poucos destruindo recursos naturais, essenciais para a manutenção da vida, não conseguindo repô-los. A contaminação dos rios e oceanos, a caça predatória, a poluição do ar, o efeito estufa e o devastamento das florestas são agressões ao meio ambiente que ameaçam o equilíbrio da Terra.

O esclarecimento da população desde a infância é uma forma efetiva de solucionar este problema. A conscientização de cada indivíduo de que alguns pequenos esforços na rotina de cada ser humano podem contribuir e muito para a proteção e defesa do nosso planeta é o primeiro passo para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais da Terra.

QUAIS CUIDADOS PODEM AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO PLANETA?

- prefira sempre os produtos de limpeza biodegradáveis: estes produtos não provocam acúmulo de resíduos tóxicos nos rios e mares;

- não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente: tintas, tíner, agrotóxicos e fluidos para carros nunca devem ser jogados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de descartá-los e evite usá-los sempre que puder.

- prefira os produtos com embalagens retornáveis: o material plástico demora centena de anos para se decompor;

- leve sua própria sacola para carregar suas compras e evite o uso de sacolas plásticas;

- reduza o lixo: um indivíduo pode produzir, em média, cerca de 1 Kg de lixo por dia e a sua separação é indispensável para que alguns materiais, como os plásticos, o papel e o vidro possam ser reciclados e reutilizados.

- economize papel: muitas árvores são derrubadas para se obter a celulose, que é a matéria prima utilizada na fabricação de papel;

- incentive e realize a coleta seletiva de lixo;

- aproveite os alimentos por inteiro: polpa, cascas e sementes;

- apague as luzes quando não estiver no ambiente e substitua as suas lâmpadas comuns pelas fluorescentes, já que estas são mais eficientes no consumo de energia;

- desligue todos os aparelhos eletrônicos como TV, aparelhagem e computadores e não os deixe em standby quando não os estiver utilizando. Estes aparelhos continuam consumindo energia mesmo depois de desligados;

- não deixe a porta do refrigerador aberta;

- procure fazer banhos mais rápidos, assim, poupa a energia necessária para aquecer grandes quantidades de água durante o banho;

- procure utilizar a máquinas de lavar sempre cheia de louça ou roupa e assim diminua desperdícios de energia e de água;

- procure escovar os dentes com a torneira fechada;
- para lavar o carro, procure utilizar balde e não mangueira;

- para lavar louça, procure encher a pia de água e manter a torneira fechada;

- nunca deixe torneiras pingando.

- procure não utilizar papeis com cheiros e decorações para facilitar a reciclagem;

- na cozinha, prefira sempre utilizar um pano ao invés de guardanapos ou papéis de cozinha para limpeza;

- aproveite envelopes usados;

- só imprima documentos se houver extrema necessidade;

- Sempre que possível, opte pelo transporte público, ao invés do carro particular;

- ao comprar um carro, escolha os que consomem menos combustíveis ou pelos híbridos;

- para economizar combustível, verifique sempre a pressão dos pneus do seu carro;

- finalmente, oriente seus filhos a cuidar o meio ambiente e a fazerem a diferença.

Estas são algumas dicas de atitudes práticas que promovem um impacto positivo ao meio ambiente. Agora cabe a nós mesmos transformar a realidade e garantir um futuro melhor para o planeta em que vivemos. O cuidado com o planeta deve começar em nossas casas com a consciência que devemos utilizar os recursos naturais sem colocá-los em risco, sempre os renovando, e assim garanti-los para as próximas gerações. É nele que plantamos o alimento que comemos, criamos nossos animais, encontramos a água que bebemos e a terra que vivemos.

Esta conscientização pode ser o primeiro passo de um futuro mais limpo. Juntos, podemos fazer a diferença!


DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.