segunda-feira, 6 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: COMEMORAÇÕES FORAM ENCERRADAS COM UMA CAMINHADA ECLOGICA NA MATA DO ENGENHO JUSSARÁ


Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a Secretaria de Meio Ambiente de Gravatá montou toda uma programação para comemorar a data, encerrando com uma caminhada maravilhosa no último domingo dia 05 de junho na Mata do Engenho Jussará.

Participaram da caminhada o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Aarão Lins de Andrade, Membros do ministério público, a imprensa, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SRH), o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e o Vereador Agostinho representando a Câmara de Vereadores de Gravatá.

Reuniram-se todos na frente da Secretaria de Meio Ambiente de onde foi dada a largada, seguimos todos em Toyotas á caminho dos Brejos de Altitudes de Gravatá. No caminho a primeira parada foi nas torres de energia eólica, depois das fotografias registrando o momento seguindo mais uma vez, a segunda parada foi no Distrito de São Severino e por fim todos estavam ansiosos pra ver de perto tanta riqueza que se abriga nos arredores de Gravatá.

Na entrada da mata estava uma belíssima recepção com frutas frescas, água pra que todos ficassem bem dispostos, fomos guiados pelo Sr. Mário ele explicou cada espécie e tirou algumas duvidas no percurso, começando a caminhada dava pra sentir desde o inicio até o fim o ar puro que circula naquele lugar, é como se tivessem vários ar-condicionados, mas que na verdade a natureza era esse ar, cada planta incrível que estão extintas e ali estão totalmente reservadas, como as orquídeas que por tanto serem adquiridas nos comércios estão quase em extinção, espécies raríssimas que só se vendo pra ver como são belas.

Ainda assim depois de tanto folclore notasse na mata o “Lago da Fulosinha”, pois bem lenda ou não poderia não falar do lado que leva o nome da rainha da mata bem no meio dela, além de poder ter apreciado seu Miro contar sua história de caçador verdadeira sobre o poder da Comadre Fulosinha.

Antes do final da caminhada o Jornalista Claudio Castanha contou um pouco da sua história, de como estava feliz de poder voltar a uma mata depois de seu tempo de menino, Ele que viveu com sua família há muitos anos atrás pelas proximidades, teve a riqueza de conviver com a mata em sua infância.

Depois da caminhada pela mata, a visita foi no plantio de flores e a sementeira, que é uma das riquezas que Gravatá possui, muitas pessoas vivem de plantio de flores na cidade

Finalizando esse maravilhoso passeio terminamos na casa do Médico Marcelo Mesel, onde foi servindo uma belíssima feijoada, nós agradecemos ao Sr. Marcelo pela hospitalidade que ele e sua esposa Andréia tiveram conosco.

CONFIRAM AS IMAGENS: