quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estudante pernambucano é medalha de bronze em Olimpíada de Física

O pernambucano Filipe Rudrigues de Almeida Lira, de 17 anos, conquistou a medalha de bronze na International Physics Olympiads (IphO), que aconteceu entre os dias 17 e 25 de julho, na Croácia.


O estudante é o único pernambucano parte da equipe brasileira na competição, os outros são do Ceará (3) e de São Paulo. Aluno do GGE, Filipe se preparou bastante para o campeonato, e espera agora poder voltar à sua rotina normal. "Ainda estou de férias, mas quando as aulas recomeçarem vou estudar os outros assuntos do vestibular deste ano e deixar a Física um pouco de lado", conta.

As equipes foram avaliadas por meio de duas provas, uma experimental e outra teórica. A prova teórica foi composta de três problemas. Já a prova prática foi composta dois experimentos. A realização de cada prova teve duração de 5 horas. “O nível das provas foi o mesmo dos exercícios que temos feito para treinar, mas uma das questões da prova teórica ficou mal formulada, e acabou tirando ponto de toda nossa equipe", explica Filipe.

Durante a viagem, o estudante teve a oportunidade de conhecer um país estrangeiro, uma experiência gratificante segundo conta. "Foi muito legal. Fizemos excursões com o pessoal do evento e pude conversar com estudantes de outros países também", lembra Filipe, que aproveitou a viagem para comprar uma camisa da seleção croata de futebol.

O aluno já tinha uma medalha de ouro, referente a sua participação nas Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF) de 2009, durante encontro realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e na Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) deste ano. Em 2009 foi aprovado no vestibular da Academia da Força Aérea (AFA). É o quarto ano consecutivo que o Colégio GGE classifica alunos para a IphO.

FONTE: JC ONLINE