segunda-feira, 5 de julho de 2010

VIRTUOSI VOLTA À GRAVATÁ


De 13 a 18 de julho, a Igreja Matriz de Sant’Ana volta a ser o palco de grandes estrelas da música de concerto com a segunda edição do VIRTUOSI DE GRAVATÁ. Na programação, obras de Schumann e Chopin na celebração dos 200 anos de nascimento dos compositores. Apresentado pela Prefeitura de Gravatá, o festival é produzido pela pianista Ana Lúcia Altino, sob direção artística do Maestro Rafael Garcia, e é aberto ao público. Os concertos acontecem de terça à sexta, às 19h, no sábado, às 11h e 19h, e no domingo às 11h e 17h.

Na ocasião de uma data especial, como a dos 200 anos dos compositores Schumann e Chopin, o festival está trazendo três grandes pianistas para especialmente apresentarem a música desses dois compositores. Em homenagem a Chopin, o festival apresentará três recitais com peças clássicas do compositor à cargo do pianista polonês Janusz Swokron, da pianista americana Claire Huangci (vencedora do concurso Chopin de Darmstadt, Alemanha em março deste ano) e do pianista filipino Victor Asuncion. As principais obras de Chopin como Baladas, Scherzos, Mazurkas, Estudos, Noturnos, Polonaises, entre outras, serão contempladas.

Para celebrar Schumann, o festival preparou um programa de música de câmara com ciclo de canções Amor e Vida de Mulher com soprano Gabriella Pace, além da Sonata para violino e piano com a violinista dinamarquesa Sara Wallevik e o Quarteto para piano e cordas com a participação de Benjamin Sung (violino), Rafael Altino (viola), Kim Bak Dinitzen (violoncelo), e do pianista Janusz Swokron. Entre os destaques da programação, encontra-se a contrabaixista mexicana Valeria Thierry que participa pela primeira vez do VIRTUOSI.

Para a produtora e pianista Ana Lúcia Altino, além do público extremamente acolhedor, o clima serrano, a boa rede hoteleira e a rica gastronomia de Gravatá, fazem da cidade um ótimo local para receber o Virtuosi. “Gravatá tem todas as condições para acolher um festival de música clássica e quem sabe de se tornar um segundo Campos do Jordão, cidade do estado de São Paulo, que realiza o maior festival durante o mês de julho com duração de 4 semanas. Voltar a Gravatá é dar continuidade ao que foi iniciado com muito sucesso em 2009” finaliza a pianista.

Além do público, a Prefeitura da Cidade acolhem com carinho o festival. “Tanto o prefeito Ozano Brito como o secretariado todos estão ativamente participando da produção do evento. A cidade recebeu maravilhosamente bem o evento em 2009 e acreditamos que este ano será ainda melhor”, comenta o maestro Rafael Garcia. Com o sucesso de 2009, com a Igreja Matriz e Sant’Ana lotada todos os dias, a produção do festival irá colocar telões na praça em frente à igreja para que um público ainda maior possa assistir com conforto todos os concertos.

Dia 13 – 19h
ORQUESTRA DO FESTIVAL
Rafael Garcia, regente
Sara Wallevik, violino
Rafael Altino, viola
Gabriella Pace, soprano
______________________

Dia 14 – 19h
HOMENAGEM A CHOPIN I
Claire Huangci, pianista
_______________________

Dia 15 – 19h
AMOR E VIDA DE MULHER
Homenagem a Schumann
Gabriella Pace, soprano
Ana Lúcia Altino, piano
Sara Wallevik, Benjamin Sung, violinos
Rafael Altino, viola
Kim Bak Dinitzen, cello
Janusz Swokron, piano
________________________

Dia 16 – 19h
HOMENAGEM A CHOPIN II
Janusz Swokron, piano
_________________________

Dia 17 – 11h
RECITAL VIOLA & PIANO
Rafael Altino, viola
Victor Asuncion, piano

Dia 17 – 19h
ORQUESTRA DO FESTIVAL
Rafael Garcia, regente
Benjamin Sung, Sara Wallevik, violinos
Ronedilk Dantas, Yerko Tabilo, violinos
Ana Lúcia Altino, piano
________________________________

Dia 18 – 11h
HOMENAGEM A CHOPIN III
Victor Asuncion, piano

Dia 18 – 17h
ORQUESTRA DO FESTIVAL
Rafael Garcia, regente
Benjamin Sung, violino
Rafael Altino, viola
Kim Bak Dinitzen, cello
Valeria Thierry, contrabaixo