terça-feira, 24 de agosto de 2010

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS E OFICINAS DA FESTA DA ESTAÇÃO EM GRAVATÁ


Município do Agreste recebe shows de Gilberto Gil, Capital Inicial, Reginaldo Rossi, Orquestra Contemporânea de Olinda, além de oficinas, fórum e cortejo popular
 De 25 a 28 de agosto, o Festival Pernambuco Nação Cultural aporta na 12ª da Festa da Estação, em Gravatá. Uma das cidades mais baladas do Agreste Central terá quatro dias de atividades culturais com shows de artistas regionais e nacionais, cortejo de grupos de cultura popular, oficinas de capacitação e fórum de discussão. Além da programação cultural, quem visitar a cidade poderá aproveitar o friozinho do inverno e os atrativos turísticos que o município oferece como passeios a cavalo, rapel em cachoeiras e pontes ferroviárias, trilhas por túneis e reservas ecológicas, visitas a antiquários, ao polo moveleiro, a lojas de roupa e artesanato e, claro, desfrutar da sua requintada culinária.

Gravatá está representando o Agreste Central no Festival, que é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com apoio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e prefeitura municipal. Durante a maratona cultural, artistas das 26 cidades que compõem a região terão oportunidade de se capacitar, mostrar os seus trabalhos e conhecer as produções de outras localidades do estado. Esta é a sétima etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, que faz parte da política de interiorização do Governo do Estado e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco.

FÓRUM – Antecedendo a abertura oficial do Festival em Gravatá, nesta terça-feira (24), a cidade sedia o Fórum Regional de Cultura do Agreste Central. Trata-se de um encontro que colocará em discussão as prioridades das ações culturais para a região e intensificará o diálogo entre a sociedade e Poder Público. O evento reunirá gestores públicos, produtores, artistas e agentes culturais das 26 cidades que compõem o Agreste Central. Mais de 250 pessoas confirmaram presença.

O Fórum representa um grande avanço para o setor cultural em Pernambuco, pois é uma maneira de as entidades dialogarem diretamente com o Governo, organizando-se na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável para o setor. “A idéia é garantir a identidade cultural e atender as demandas da região a partir das necessidades e experiências locais, mapeando as prioridades das diversas áreas culturais e linguagens artísticas que se destacam em cada cidade envolvida”, diz Teca Carlos, coordenadora do Fórum. O encontro será realizado na Escola Professor Antônio Farias (Epaf), das 9h às 17h. Até dezembro, o Fórum percorrerá todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado.

FESTIVAL DE VIOLEIROS - No dia 25, a cidade de Gravatá terá o seu 34° Festival de Violeiros. O encontro reunirá mais de 30 cantadores de todo o Nordeste, que se apresentarão no Palco Móvel instalado no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Além da cantoria, o público vai poder conferir sessões de poesia e declamação.

PALCO – De 26 a 28 de agosto, quem estiver por Gravatá poderá conferir shows gratuitos com artistas regionais e nacionais. No primeiro dia da maratona de apresentações, sobem ao palco o cantor Rodrigo Lins, representando Gravatá, e a cantora Edilza (PE), que levará ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar muita black music. Neste mesmo dia se apresentam os cantores José Augusto (RJ) e Flávio José (PB).

Já no dia 27, o público confere os shows da Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), banda Volver (PE), Capital Inicial (DF) e Reginaldo Rossi (PE). No último dia do Festival, a cidade de Gravatá terá dois representantes no palco, o cantor Marcos de Lima e a banda Forró das Marias. O público ainda confere a apresentação da cantora Vanessa da Mata (MT) e de um dos grandes representantes da música brasileira, o cantor Gilberto Gil (BA).

CORTEJO – No dia 28 de agosto, as ruas de Gravatá serão tomadas pelo frevo, coco, maracatu e outras manifestações que fazem parte do universo da cultura popular pernambucana. A animação será conduzida pela Orquestra Curica (Goiana - PE), o grupo Maracambuco (Recife-PE), o Coco de Amaro Branco (Olinda-PE) e Pretinhas do Congo (Goiana - PE). A concentração do cortejo está marcada para as 16h, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

OFICINAS – Durante a 12ª Festa da Estação, de 25 a 28 de agosto, acontecem as oficinas institucionais e de formação cidadã. Trata-se um aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundarpe para atender as demandas das diferentes regiões do Estado. As oficinas acontecerão na Escola Professor Antônio Farias (Epaf).  As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na Secretaria de Turismo da cidade, e, a partir do dia 25, no local onde acontecerão as oficinas.

As oficinas institucionais terão os seguintes temas: Educação Patrimonial; Edital Patrimônio Vivo; Elaboração de Projetos; e Funcultura. As oficinas desta vertente têm o objetivo de instruir artistas e organizações sobre a utilização e conservação do patrimônio e orientá-los sobre o processo de inscrição de editais e elaboração de projetos tanto para o Funcultura quanto para outros fins.

As oficinas de Formação Cidadã colocarão em discussão temas sócio-educativos retratados mundialmente. A questão da desconstrução do preconceito, do direito a diversidade social, cultural, racial e sexual serão abordados nesta vertente, que colocará as manifestações culturais como fator de importância para a condução dos temas e formação do cidadão.  Estas oficinas terão os seguintes temas:  Cultura, Direito e Diversidade; Discriminação Racial; e Cultura Negra em Pernambuco.

As oficinas de linguagens vêm atender a demanda cultural da região por capacitações nas áreas de música e produção cultural. Serão abordados os seguintes temas: “Uma visão geral do universo da produção” e “Oficina de Percussão Afro”. A primeira será conduzida pelo produtor Sergio Roberto Leite Valença (Pezão) e a segunda pelo percussionista João José Domingos.

Confira a programação oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural na 12ª da Festa da Estação:

TERÇA – 24 DE AGOSTO
Fórum Regional de Cultura do Agreste Central
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
Horário: 9h às 17h

QUARTA – 25 DE AGOSTO
Palco Móvel
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
34° Festival de Violeiros de Gravatá

QUINTA – 26 DE AGOSTO
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Rodrigo Lins (Gravatá - PE)
Edilza (PE)
José Augusto (RJ)
Flávio José (PB)

SEXTA – 27 DE AGOSTO
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
Volver (PE)
Capital Inicial (DF)
Reginaldo Rossi (PE)

SÁBADO – 28 DE AGOSTO
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Marcos de Lima (Gravatá – PE)
Vanessa da Mata (MT)
Gilberto Gil (BA)
Forró das Marias (Gravatá – PE)

Cortejo
Concentração: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 16h
Orquestra Curica (Goiana - PE)
Maracambuco (Recife-PE)
Coco de Amaro Branco (Olinda-PE)
Pretinhas do Congo (Goiana - PE)

OFICINAS
Oficinas Institucionais


- "Educação Patrimonial"
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "Elaboração de Projetos"
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: 9h às 12h 
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "Edital Patrimônio Vivo"
Data: 26 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local:  Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "FUNCULTURA"
Data: 27 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

Oficinas de Formação Cidadã

- "Cultura, Direito e Diversidade"
Facilitador: Assessoria Especial para a Diversidade do Governo do Estado
Data: 26 a 28 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "Discriminação Racial"
Facilitador: Arnaldo Vicente Filho e Marta Almeida Filha
Data: 28 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "Palestra: Cultura Negra em Pernambuco"
Facilitador: Arnaldo Vicente Filho e Almir Miranda
Data: 28 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

Oficinas de Linguagem

- "Uma visão geral do universo da produção"
Facilitador: Sergio Roberto Leite Valença (Pezão)
Data: 25 a 30 de agosto
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

- "Oficina de Percussão Afro"
Facilitador: João José Domingos
Data: 28 de agosto
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Escola Professor Antônio Farias (EPAF)

 INFORMAÇÕES DO SITE DA FUNDARPE