terça-feira, 23 de março de 2010

MANICURES IRÃO GANHAR MANUAL PARA COMBATER A HEPATITE

As manicures e pedicures irão receber do Ministério da Saúde um manual que será lançado para ajudar a combater a hepatite.

O uso de materiais das próprias manicures deixa um risco de hepatite no ar, o alicate, por exemplo, pode ter contato com sangue e por isso que as profissionais estão no grupo que pode contrair a doença. O manual contém orientações para evitar a doença e incentivar que as clientes levem seus próprios materiais aos salões de beleza.

Além da preocupação da exposição da doença, a falta de esterilização dos materiais de trabalho e a falta de conhecimento de como se pega a doença.

Uma pesquisa revelou que mais de 20% das manicures têm hepatite b, e que 100% das manicures de um salão de classe baixa, 75% não lavam as mãos entre uma cliente e outra.

As manicures deverão adotar um hábito, como o uso de luvas, a esterilização dos materiais, e tomar a vacina nos postos de Saúde gratuitamente. O manual que contém essas orientações deverá ser lançado no mês de junho.

HEPATITE

A hepatite é transmitida com o contanto com sangue, pela relação sexual, materiais de uso pessoal como: escova de dente, alicates, tesouras, lâminas de barbear entre outros.

OBS: Na relação sexual a chance de pegar a hepatite é bem maior que de pegar a AIDS, o uso do preservativo é fundamental (camisinha).