segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM FUMO


O dia Mundial Sem Fumo acontece hoje segunda-feira 31/05, hoje é um dia para que as pessoas parem e reflitam o risco não é só pra quem fuma e também acaba afetando as outras pessoas ao redor, pesquisas comprovam que o CÂNCER DE PULMÂO é um dos mais freqüentes tumores malignos, em cada ano apresenta um aumento de 2% em todo o mundo.
O risco de pessoas que convive com fumantes é de 30% de se ter o CÂNCER, Um cigarro fumado diminui a vida de uma pessoa cada 4 minutos.
CONFIRA OS RISCOS DOS FUMANTES:
Riscos para os fumantes
10 vezes mais riscos de adoecer de câncer de pulmão.
5 vezes mais possibilidades de sofrer infarto.
5 vezes mais risco de ter bronquite crônica e enfisema pulmonar.
O risco é 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Nas grávidas fumantes
Risco de ter aborto: 70%
Perigo de perder o bebê perto ou depois do parto é de 30%.
Risco de o bebê nascer prematuro é 40%.
400% de risco de ter um bebê com baixo peso.

  1 – É difícil parar de fumar, tenha consciência disso! Sabemos que não é fácil parar de fumar e você deve saber disso também. Não desista na primeira adversidade, lembre-se: muitos conseguiram e você conseguirá também! Pense nos benefícios de levar uma vida mais saudável.
  
2 – Antes de parar de fumar, prepare-se, compre gengibre e água. Eles serão muito úteis depois.

3 – Defina um dia para parar de fumar definitivamente. Não deixe para parar “quando der vontade”. Marque um dia e seja rigoroso. Geralmente datas marcantes como Ano Novo e aniversários, por exemplo, são boas ocasiões e servem como estímulo adicional.
 4 – Ao se aproximar da data marcada, vá reduzindo gradativamente o número de cigarros por dia.

5 – Avise as pessoas mais próximas e estimule-os a cooperar nessa empreitada. Diga que você está tomando essa atitude pensando no bem estar de todos vocês.