quarta-feira, 5 de maio de 2010

Livro reúne 90 receitas do Brasil Sabor

Lançado na última segunda-feira (3) à noite, o livro "Segredos dos Chefs", do Festival Brasil Sabor, reúne 90 receitas dos 112 estabelecimentos participantes. A quinta edição do festival segue até o dia 15 deste mês.

O comensal poderá se deliciar em 125 coloridas páginas com receitas, endereços, fotos dos estabelecimentos e dos quitutes servidos em cada casa. O livro foi dividido em 14 cidades, entre elas Fernando de Noronha, Gravatá, Olinda e Recife - essa última com mais de 50 restaurantes.

A ideia da publicação é, sem sombra de dúvida, muito interessante. O livro é composto por belas imagens que, realmente, dão água na boca. Mas a organização que aparece como essencial à estética do publicação desaparece quando tentamos executar as receitas.

Cada modo de preparo é editado de uma forma diferente. Enquanto algumas reproduzem o passo a passo, dando dicas de como obter o máximo de cada prato, outras receitas, como a da Applebbe's, não se dão ao trabalho de explicar, realmente, como fazer a delícia. Para fazer o Blue Cheese Skilet da casa americana, "coloque a carne na grelha até que chegue ao ponto desejado. Faça as marcas de diamante, esquente o purê e os vegetais e monte o seu prato". O principal do prato, o molho blue cheese, a receita nem cita como fazer.

Afora a falta de organização em algumas receitas, a obra vale a pena para aqueles que gostam de cozinhar e têm uma certa restrição em gastar muito com livros de receitas. Custando R$ 40, "Segredos dos Chefs" acaba saindo mais barato que a maioria das publicações gastronômicas. O livro está a venda na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) e nos restaurantes participantes.

FONTE: Jessica Souza Especial para o JC Online