quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COM QUE ROUPA EU VOU?


SEU ESTILO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Uma dúvida bastante recorrente em frente ao espelho é em relação ao traje correto no ambiente de trabalho. como colocar seu estilo e personalidade (as vezes até com um toque de ousadia), diante de certas regras de vestimenta em um ambiente profissional?

Esses questionamentos acabam gerando insatisfação e insegurança na hora de se produzir e criar seu look para o trabalho. por isso, nessa semana vamos mostrar alguns exemplos de produções para tipos variados de profissional, dando um toque de personalidade ao combo usual.

A chave para as mulheres, na maioria do dresscode usado, é investir em cortes, modelagens e tecidos diferenciados e brincar com volumes, acessórios e cores.

Traje formal – usado em ambientes de trabalho mais convencionais (geralmente com predominância masculina), a pedida é um visual mais sóbrio. acompanhando os homens, usa-se o conjunto com terninho ou um vestido + casaco. que tal dar o toque com uma camisa com gola de laço, em uma estrutura/modelagem diferente, ou com lenço no pescoço?
 
Homens invistam em um bom terno (sem brilho), com caimento certo, camisa de cor neutra (independente se lisa/xadrez ou listrada) com tecido composto de algodão, podendo dar um toque de cor na gravata. o sapato e a meia devem ser sociais (nada de branco!), evite solados com amortecimento visível e fivelas chamativas.

Traje semi-formal ou casual – usado em ambientes menos formais, podendo  abolir o “conjunto” e investir mais em acessórios e cores mais chamativas.
Homens geralmente usam camisa e calça social ou camisa com jeans “sério” (pouquíssima ou nenhuma lavagem, sem desfiados ou rasgados) com o sapato social.

Traje esportivo – aqui quase tudo é liberado! Em um ambiente informal de trabalho, muitos acabam ficando perdidos sobre o que é permitido usar. Ouse! Você pode mostrar seu estilo em uma roupagem até mais confortável. Misture o esportivo com o casual, combine jeans ou vestido com uma jaqueta bacana. Cada vez mais é permitido cores e acessórios, então invista!
 
Homens podem incluir camiseta polo, sair  do jeans “sério” e investir em sapatos tipo tênis.

Traje branco – para os profissionais de saúde, surge a dúvida para fugir do comum. o look monocromático é super elegante por si próprio e pode dar toques na estrutura, diferentes materiais (até transparência nos detalhes é válido) e nos acessórios. Podendo sair um pouco do branco, tons creme e terra, servem como ótimos complementos para a produção.
 
Claro que em todos os exemplos, bom senso na hora de se vestir é fundamental. Afinal, trajes inapropriados (justos, curtos, transparentes, decotados e desleixados) só vão atrair uma atenção negativa para você. No final, sua imagem conta muitos pontos na escala profissional, somada ao bom desempenho e confiança.

por michelle kodama