sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

HANSENÍASE: SAIBA COMO COMBATER


A HANSENÌASE é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, pode variar de 2 até mais de 10 anos.

A HANSENÍASE pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A Secretaria de Saúde de Gravatá realizou ontem uma ação, onde á população puderam participar de palestras, exames de saúde bucal, aferição de pressão, atendimento médico entre outras atividades.
Motivando á população gravataense a se prevenir contra a HANSENÍASE.
VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A HANSENÍASE:

*COM SE TRANSMITE?
A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e respiro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.
A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho, em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

*COMO SEI QUE ESTOU COM HANSENÍASE?
Olhe para seu corpo e procure observar, nos braços e mãos nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, os sinais e sintomas da doença.

*COMO SE TRATA A HANSENÍASE?
O tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde. Pode durar de 6 a 12 meses, se seguindo corretamente.