sábado, 5 de março de 2011

DICAS ÚTEIS PARA O SEU CARNAVAL

Suor e desidratação
No verão, a temperatura sobe ainda mais nos cordões de foliões. Alegria e samba, axé, frevo e outros ritmos aumentam o gasto energético e o corpo perde muita água e sais minerais pelo suor. Por isso, uma boa dica é levar uma garrafinha de água à tira-colo. Sucos naturais, água-de-coco e isotônicos também são ótimas opções para repor o líquido perdido. E para quem consome bebidas alcoólicas, é preciso redobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com a de água, o que mantém a pessoa hidratada e ajuda a evitar a ressaca. "Mas evite consumir bebidas armazenadas em isopores sujos, com gelo não filtrado. Ambos podem ser veículos de transmissão para a leptospirose e para o vírus da hepatite A", frisa a médica.

Alimentação
O Carnaval é comemorado 24 horas por dia com tantas opções, muitos foliões não fazem intervalos regulares para realizar as refeições, uma alternativa é caprichar no café da manhã. "Uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas, carboidratos, suco e leite antes da folia garante energia para o dia e também ajuda a evitar as consequências do consumo de álcool".
Para os momentos de folia, cuidado com a procedência dos alimentos manipulados, na hora de comer na rua, atenção às condições de higiene quando a fome bate, aquela barraquinha da esquina pode parecer o melhor restaurante do mundo.
Mas lembre-se que alimentos preparados ou conservados em condições inadequadas de higiene podem oferecer grandes riscos à saúde.

Pés protegidos
Garrafas de vidro e latas de bebidas descartadas indevidamente oferecem risco de tétano. Alerta para o risco de pessoas brincarem o Carnaval descalças.

Segurança no sexo vai além da camisinha
Corpos à mostra, alegria em alta e excesso de bebidas alcoólicas, em meio a tantos estímulos é difícil segurar a libido, por isso, durante o Carnaval, aumenta o número de relações sexuais desprotegidas.
Estudo realizado em 2010 mostrou que quase metade dos jovens sexualmente ativos praticam relações sexuais sem utilizar métodos contraceptivos, incluindo, claro, a camisinha.


A POLICIA MILITAR DÁ DICAS PARA EVITAR TRANSTORNOS DURANTE O CARNAVAL.

Veja alguns cuidados que podem fazer seu Carnaval mais segurO:
Utilize os meios de transporte coletivo ou táxi
Caso seja necessário estacionar em via pública, atente para a sinalização, evite os locais termos e não permaneça por muito tempo no interior do veículo.
Não deixe no veículo objetos de valor visíveis, sacolas, pacotes e documentos importantes.

Identifique suas crianças

Identifique as crianças com cartões, mesmo que já saibam falar, especificando nome, filiação, endereço e telefone para contato.
Instrua a criança a não conversar com estranhos, e, se necessário, procurar um policial militar.

Se beber, não dirija

Faça uso moderado de bebidas alcoólicas. E não esqueça se estiver dirigindo passe a condução do veículo para alguém habilitado que não tenha ingerido bebidas alcoólicas.

Cuidados com objetos de valor

Evitem levar cartões de crédito e talões de cheque. Não ostente jóias e nem porte grande quantias de dinheiro. Evite transitar a pé com bolsas, carteiras, telefones celulares e relógios à mostra.
Em caso de perda de documentos é preciso registrar um boletim de ocorrência

Conselho Tutelar faz Alerta aos Pais

Em meio a esta festa recheada de alegria, música, cores e brilho, quem vai para a folia com crianças devem ficar atentos.

O Conselho Tutelar alerta os pais ou responsáveis que devem ter o cuidado com as crianças no percurso da folia e orienta que as crianças que participem da festa estejam devidamente identificadas com um crachá contendo o nome, endereço e telefone dos pais para contato.

TELEFONES ÚTEIS
SAMU: 192
POLÍCIA: 190
DELEGACIA DE GRAVATÁ: 3533.9833
HOSPITAL DE GRAVATÁ: 3563.9026
PONTO DE TAXI: 3533.5219 e 0800.281.1614
PONTO MOTO TAXI: 3533.2014