CONHEÇA UM POUCO SOBRE A ANOREXIA ALCOÓLICA:
A anorexia alcoólica ou também conhecida como Drunkorexia, o qual é um termo criado pelos Estados Unidos não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma do próprio alcoolismo, pois se resume na perda de apetite que é provocada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
A anorexia nervosa ocorre principalmente em mulheres jovens e adolescentes que estão preocupadas com a imagem corporal, mas isso também pode ser conseqüência de uma dependência química que se encontra em estágio avançado. Este é um assunto que atualmente está sendo discutido na novela “Viver a Vida” da Rede Globo, aonde a personagem Renata que é feita pela atriz Bárbara Paz foi diagnosticada com este distúrbio.
A anorexia nervosa alcoólica ocorre principalmente em adolescentes a partir dos 18 anos de idade, por isso é muito importante que os pais prestem a atenção se suas filhas possam apresentar indícios de distúrbios alimentares e um consumo de álcool em excesso, pois estes são os principais sintomas da anorexia nervosa alcoólica e com isso é possível diagnosticar o quanto antes. Cerca de 90% dos casos de anorexia nervosa alcoólica acontecem em mulheres e este número vem aumentando a cada dia que passa, pois normalmente as adolescentes estão à procura de uma magreza, a qual é provocada pela mídia e conseqüentemente aos valores que são incentivados pela sociedade.
Elas normalmente estão em busca de um corpo perfeito e com isso procuram maneiras bruscas de chegar a corpo desejado e é nessa hora que a anorexia se manifesta. A Drunkorexia atinge mulheres a partir dos 18 anos de idade, as quais ingerem quantidades cada vez maiores de bebidas alcoólicas e se restringem a fazer alimentações de calorias e saudáveis para manter o corpo magro. O alcoolismo atinge cerca de 12% da população feminina e este número só tende a aumentar. Aqui no Brasil ainda não foi verificado nenhuma existência do caso de anorexia nervosa alcoólica, mas há índices que associam o alcoolismo com a bulimia, ansiedade, depressão e anorexia.
O álcool na anorexia nervosa alcoólica é a maneira na qual elas encontram de anestesias as emoções negativas e reduzir a compulsão por alimentos e inibir o apetite. O álcool ainda ameniza os sintomas psicológicos e quando é ingerido de estômago vazio age de maneira mais rápida. Por mais que o álcool seja uma bebida calórica ele substitui os alimentos como calorias vazias, pois ele não trás benefício algum para o nosso organismo e o álcool ainda prejudica tanto a digestão quanto a absorção de calorias e com isso os micronutrientes não conseguem ser absorvidos causando vários problemas de saúde como distúrbios nutricionais, arritmias, doenças neurológicas, convulsões, esofagite, hepatite alcoólica, diabetes e gastrite hemorrágica. Os principais sintomas da anorexia nervosa alcoólica são recusa de manter o peso mínino, medo de engordar, alterações no ciclo menstrual, consumo de álcool substituindo os alimentos e distorção da imagem corporal.
Para o tratamento do Drunkorexia é uma terapia comportamental acompanhado de um nutricionista para controlar as doenças de transtorno alimentar e alcoolismo. São necessários reuniões nos alcoólicos anônimos e avaliações clinicar para tratar dos problemas de saúde que a anorexia pode acarretar.