domingo, 8 de novembro de 2009

GLAUCOMA (UM PERIGO)

É uma doença que afeta a parte a visão periférica e vai se alastando até o centro da visão. a maioria das pessoa nem sabe mas hoje até 2010 serão 8,4 milhões que perderão a visão por causa da doença. A doença não tem cura e prejudica quase 100% da visão.

Nosso olho possui um liquído que tem o nome de homuor aquos, esse liquído serve para nutrir as camadas do nosso olho e também serve para retirar o que não serve para o nossos olhos. O Glaucoma na maíoria das vezes é comum em pessoas com mais de 40 anos, mais tem várias formas que as vezes atingem até em recém-nascidos.

TIPOS:
Pessoa que possuem o glaucoma não apresentam síntomas, mas com exceções, pessoas que tem o tipo agudo de ângulo fechado que é um dos tipos de glaucoma, pode sentir dores intensas, já o
glaucoma congênito que afeta os recém-nascidos, a criança já nasce com os olhos grandes, lacrimejam tem sensibilidade à luz, nesse caso o tratamento é cirúrgico. Senão, a cegueira é uma consequência inevitável.
Pessoa que tem o glaucoma fazem tratamento a vida toda com colírios
hipotensores ou cirurgias a laser dependendo do caso e da pessoa, o objetivo dos tratamentos é controlar a pressão intraocular.

O TRATAMENTO:
O mais caro custa R$ 90 nas farmácias. Preço que, antes do fornecimento gratuito, tornava inviável o tratamento para pessoas que ganham apenas um salário mínimo.
para receber a medicação a pessoa deve ir a
um serviço municipal de saúde, onde será diagnosticado a doença.