segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fábricas de esmaltes ignoram liderança dos brancos e apostam no colorido


A cartela de cores dos fabricantes de esmaltes está cada vez mais diversificada. O azul escuro e cintilante foi a grande cor do inverno passado e, neste verão, a promessa é um verde claro e cremoso. Para esta temporada, há ainda as cores fluo, como rosa, laranja e vermelho, em tons bem acesos. Apesar de toda essa euforia colorida, os tons mais chamativos perdem em vendas, há anos, para os tons de branco e de vermelhos.

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Munhoz conta que as cores de esmalte são lançadas em sintonia com as cores que vão ditar a moda no vestuário a cada temporada. O trabalho de adequação também é citado por Mel Girão, diretora da unidade de Beleza e Higiene Pessoal da empresa responsável pela Risqué.


A diretora conta que, a cada temporada, a empresa e o estilista Reinaldo Lourenço se unem e, juntos, criam as cores de acordo com as tendências mundiais. “O processo funciona de seguinte forma: o estilista apresenta sua inspiração e referências de cores e texturas para a equipe que faz uma releitura dessa inspiração”, detalha.

Ao longo das temporadas, a grife Chanel também tem se tornado responsável pela cor que as brasileiras vão usar nas ruas. Foi assim com o blue satin, um tom de azul marinho brilhoso, e agora com o verde batizado de jade. O verde é uma das apostas dos fabricantes nacionais nesta temporada.

As tendências no exterior são a inspiração da empresa familiar que produz os esmaltes Big Universo. “Comecei a acompanhar a internet e os blogs sobre esmalte e vi que a precisávamos ser mais ousados e seguir uma tendência do exterior porque as consumidoras estavam pedindo”, conta Clarissa Ezaki, gerente comercial da marca, que lançou recentemente o tal verde jade.

Basicão’

Das três marcas consultadas pelo G1, o branco transparente é a cor líder de vendas há anos e está longe de ter a sua liderança ameaçada por qualquer azul, laranja ou verde que apareça por aí.

“Muitas empresas não permitem que suas funcionárias usem cores chamativas ou um verde ou amarelo, por exemplo”, observa Clarissa. A diretora Mel Girão afirma que “as brasileiras gostam do tom suave porque sempre está na moda e dá impressão de uma unha bem cuidada e feminina”. Por isso, justifica ela, o esmalte branco e transparente batizado de renda é o mais vendido do Brasil há dez anos.

Na Impala, conta Munhoz, os branquinhos ocupam os primeiros lugares do ranking de vendas. Logo em seguida, vêm os vermelhos e os tons rosados clarinhos. Cores diferentes só dão as caras lá pela 20ª colocação.

Claudia Silveira Do G1, em São Paulo