sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CONGRESSO NORDESTINO DE ECOLOGIA

Congresso define ações em prol do ecossistema
O balanço do XII Congresso Nordestino de Ecologia, realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste, norteou o discurso da deputada Ceça Ribeiro (PSB), ontem. “Com a finalidade de propor medidas que atenuem a agressão ao ecossistema, o evento discutiu o papel dos municípios na política ambiental; a responsabilidade das empresas com o ecossistema; mudanças climáticas em Pernambuco; monitoramento participativo da qualidade da água; implantação de empreendimentos com fontes alternativas de energia, a exemplo da eólica e da solar; além de ecoturismo e reciclagem”, detalhou.

A socialista parabenizou o trabalho desenvolvido pelo ambientalista e coordenador do evento, Marcelo Mesel. “Sem dúvida, ele tem contribuído bastante como presidente da Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE)”, enfatizou, acrescentando que a Comissão de Meio Ambiente da Alepe, na última quarta-feira, discutiu propostas para amenizar a poluição do Rio Capibaribe.

Ceça ainda repercutiu o Seminário Paulista Verde, promovido entre 20 e 21 de outubro, no município do Paulista, na região metropolitana. A iniciativa é resultado do Projeto Paulista Verde e teve como tema central Problemas e soluções ambientais.

“Esses encontros demonstram a preocupação de gestores públicos e de ONG’s com a recuperação do ecossistema. Por meio do projeto, agentes da paz realizam um trabalho de conscientização popular. Inclusive, de 20 a 27 deste mês, eles coletarão sementes para plantar próximo aos mananciais e, assim, recuperar as matas ciliares da localidade”, observou.

A parlamentar adiantou que a Campanha da Fraternidade de 2011 terá o tema Fraternidade e a Vida no Planeta.


Diário Oficial - Pernambuco