sábado, 24 de outubro de 2009

BOM PRATO DEVE TER ALIMENTOS ESTRUTURADORES, ENERGÉTICOS E REGULADORES


Essa é a dica do professor de biologia Geraldo Jorge no Projeto Educação; carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais são fundamentais para alimentação saudável


As cores dos alimentos podem ajudar a montar um prato saudável. As dicas de biologia para equilibrar as refeições são o tema desta quinta-feira (22) do Projeto Educação, com o professor Geraldo Jorge (foto 1)O corpo humano pode ser comparado a um edifício em construção, só que em vez de materiais como tijolos, ferro e cimento, o corpo precisa de vários tipos de alimentos de onde pode extrair proteínas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. São as substâncias que fornecem energia, garantindo a atividade das células.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos. “Os alimentos estruturais são a matéria-prima para a construção do corpo, por exemplo, as proteínas. Já os elementos energéticos são aqueles quebrados pelo organismo, fornecendo energia, como os carboidratos”, explica o professor Geraldo Jorge.

“Os alimentos reguladores paralisam, aceleram ou retardam o metabolismo. São as vitaminas e sais minerais”.
Para fazer uma refeição equilibrada, é muito importante saber o grupo a que pertence cada alimento e assim não exagerar na quantidade de um ou de outro grupo. Quando vêm à churrascaria, Cláudia e Clarissa Wanderley escolhem com cuidado.
Elas conhecem algumas dicas muito importantes de uma boa refeição. “Procuro um prato bastante colorido, cada cor no alimento representa as proteínas que ele tem”, explica Clarissa. “Para vida saudável precisa ter conhecimento dos melhores alimentos”, ensina Cláudia.
O professor de biologia ensina a montar um prato balanceado com os três grupos de alimentos fundamentais ao nosso corpo, começando por alimentos chamados de reguladores. “Frutas e verduras, extremamente ricas em sais minerais e vitaminas”,

afirma Geraldo Jorge.
Depois ele coloca no prato alimentos ricos em proteínas, chamados de estruturadores. “Um grande exemplo são os ovos”, afirma o professor. “Outro bom ingredientes estrutural é o queijo, coalho, ricota, que é proteína pura, assim como a clara do ovo e a carne”.
Por último, alimentos considerados energéticos. “O macarrão disponibiliza glicose, que é a substância química que o organismo quebra para produzir energia”, explica Geraldo Jorge. “Com essa tríade de alimentos, conseguimos manter nossas necessidades básicas atendidas”.

Da Redação do pe360graus.com