Gravatá receberá na Cidade a relíquia do Santo Dom Bosco, a visita do Santo é uma data especial e de grande importância.
A visita acontecerá em comemoração ao nascimento do Santo, saindo em carreata do posto Petur percorrendo as principais ruas da Cidade terminado na Quadra das Irmãs Salesianas, a imagem será aberta para que a população possa visitar, uma missa será realizada no local pelo Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió às 11:00hs.
Visita da imagem e da Relíquia (osso da mão) do Santo Dom
Bosco
Data: 28 de Janeiro
Carreata: Concentração no Posto PETUR às 08:00hs
Missa: Quadra do Colégio Salesianas Gravatá às 11:00hs.
Responsável: Irmã Abigail ou Irmã Carmita – (81) 3533-0361
Tríduo ou preparação para receber a imagem e relíquia (osso
da mão) do Santo Dom Bosco
Data: 25 26 e 27 de janeiro
Local: Igreja da Matriz do Município
Horário: 19:00hs.
Responsável: Irmã Abigail ou Irmã Carmita – (81) 3533-0361
VIDA DO SANTO DOM BOSCO
Dom Bosco nasceu no dia 16 de Agosto de 1815, numa pequena fração de Castelnuovo D’Asti, no Piemonte (Itália), chamada popularmente de “os Becchi”.
Ainda criança a morte do pai fez com que ele experimentasse a dor de tantos pobres órfãos dos quais se fará pai amoroso. A mamãe Margarida, teve uma vida cristã que marcou seu espírito.
Aos nove anos teve um sonho profético, sonhou está no meio de várias crianças brincando com elas, porém algumas delas proferiam blasfêmias. Joãozinho se jogou sobre os blasfemadores com socos e ponta-pé.
Foi assim que João quis aprender a ser saltimbanco, prestidigitador, cantor, malabarista, para poder atrair a si os companheiros e mantê-los longe do pecado. “Se estão comigo, dizia à mãe, não falam mal”.
Quis ser Padre para dedicar sua vida a salvação das crianças. AS meninas fundaram a com Santa Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora espalharam-se pelo mundo todo a serviço dos jovens, dos pobres e dos que sofrem, com escolas de todos os tipos e graus, institutos técnicos e profissionais, hospitais, dispensários, oratórios e paróquias.
“Meus caros, eu vos amo de todo o coração, e basta que sejais jovens para que vos ame muitíssimo”. Amava de tal forma que cada um pensava ser o predileto.
Uma de suas recomendações foi esta: “Dizei aos jovens que os espero no Paraíso...”. Expirava em 31 de janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de Abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo.
ORAÇÃO DO SANTO DOM BOSCO
Ò Deus, que suscitaste São João Bosco para educador e pai dos adolescentes e jovens, fazei que, inflamados da mesma caridade, procuremos a salvação de nossos irmãos, colocando-nos inteiramente ao vosso serviço.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
AMÈM.