domingo, 27 de setembro de 2009

NOVAS INSTALAÇÕES DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL

Foi inaugurada na última sexta-feira 25-09 as novas instalações da Secretaria de Ação Social, visando atender melhor a população dando mais conforto ao público.
Estiveram no evento o Prefeito Sr Ozano Brito, o Vereador Doca da Cavalhada, Élson Campos e Ana de Jaci, Secretários municipais, o Jornalista Ricardo Carvalho, o Gerente do Banco do Brasil Eduardo, e a Sociedade Gravataense.
A Secretária de Ação Social Dª. Maria Dulce expressou sua alegria em entregar para o povo as novas instalações: pensamos nem tanto na modernidade e sim na acessibilidade, na localização e para cada serviço pudesse ter sua sala para poder prestar o seu serviço com qualidade, essa foi à intenção que a gente passou ao Prefeito e ele viu as necessidades e consentiu.
As novas instalações funcionam na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, 96 Gravatá (Após a Estação do Artesão)

MEMORIAL DE GRAVATÁ E BIBLIOTECA PÚBLICA

MEMORIAL:
O memorial de Gravatá um lugar histórico da cidade conta com valiosas peças que fizeram a história a muito anos atrás.
Nosso blog visitou o lugar para saber mais um pouco de quem viveu o passado e tiveram o prazer de ter doado peças tão valiosas.
O Sr. João Gabú teve a gentileza de nos conduzir, perguntamos qual era a mais antiga peça que tinha no local.
Antigamente não havia luz nas casas e pra não ficar no escuro o povo da época eram inteligentes, uma das peças mais antiga tem 200 anos é exatamente uma CANDEIA DE BRONZE onde em seu centro era colocada semente de mamona e da semente saia óleo que então acendiam e tinham uma fonte de luz.
A segunda peça que foi mostrada foi um ORATORIO que foi da primeira Capela da cidade CAPELA DE SANT ANA á anos atrás quando a capela era só o centro da Igreja de hoje, essa peça tem aproximadamente 180 anos e é do século 18. As primeiras peças que foram doadas foram: confessionário, joelho frequissorio, oratório, sacrário, além de livros e registros de arquivos paroquianos, pelo Padre Joselito.

Quem quiser fazer doações precisa saber se a peça a ser doada é antiga e vai servi para contar história, se a peça for pequena é só levar no memorial ,se a peça for grande entre em contato com o memorial pelo telefone: 3563-9075 ou 9148-6054 falar com João Gabú.

BIBLIOTECA PÚBLICA:
A biblioteca pública recebe hoje em seu local de estudos várias pessoas interessadas em estudar, os estudantes podem contar com uma variedade de livros, Atlas, mapas e outros.
São muitas pessoas que freqüentam o local, grupos como o peti, pro jovem, os colégios particulares e públicos e isso movimenta os livros durante ao longo do dia, disse dona Rosimere que recebe com carinho todos que vai ao local.



3ª SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A 3ª semana municipal da pessoa com deficiência foi concluída com um culto evangélico na CÂMARA Municipal de gravatá, A POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
O CULTO FOI DIRIGIDO PELO PASTOR Renan Silva, e contou com a presença do Prefeito o Sr. Ozano Brito, a Primeira Dama e Secretária de Ação Social Srª. Maria Dulce, Secretários, Vereadores, O Deputado Airinho e demais convidados.

Confira os nomes dos empossados do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência:

Governo Municipal:
Secretaria de Infância e Juventude
Aline Karla Alves de Freitas – titular
Nelson Moraes da Costa Sobrinho – suplente

Secretaria de Infraestrutura
Natalia Tavares de Andrade – titular
Ana Paula Remigio – suplente

Secretaria de Educação
Paulo de Tarso Carvalho de Araújo – titular
Ronaldo dos Santos – suplente

Secretaria de finanças
Dilma Ribeiro de Oliveira – titular
Maria Raquel Anacleto de Sousa Melo – suplente

Secretaria de Ação Social
Karla Wanuza Mendes Vanderlei – titular
Rafael Manuel da Silva – suplente

Secretaria de Saúde
Débora Cristina Dias Medeiros – titular
Cristiane da Silva Santos – suplente

Câmara Municipal de Gravatá
Joedson Ricardo Santos dos Ramos – titular
Henrique Danilo Ferreira de Melo – suplente

SOCIEDADE CIVIL

Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice ( Abrigo dos velhinhos )
Paulo Sérgio de Andrade – titular
Sonia Maria da Silva – suplente

Apodegra
Maria de Fátima Carvalho de Araújo – titular
Damião Jerônimo da Silva – suplente

Serc – Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança
Maria das Dores de Brito – titular
Dirceu Bezerra de Souza – suplente

Associação dos surdos de Gravatá
Denize Pereira de Lima – titular
Emerson de Oliveira Lima
Pastoral da Criança
Veluzia Rodrigues do Nascimento – titular
Zenilda Maria da Silva – suplente

Gravatá Cidadã
Maria Joseneide f. de Medeiros – titular
Herbert Candeia Maia – suplente

Ama Gravatá
Cosme José da Silva – titular
Maria da Conceição da Silva - suplente





quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NOTICIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ


Transporte Universitário – Prefeitura convoca estudantes para cadastro

s estudantes de Gravatá estão sendo convocados para realização de cadastro no Programa de Transporte Universitário. Saiba a documentação necessária.

Uma boa notícia para os estudantes universitários de Gravatá. A Prefeitura de Gravatá convoca todos os estudantes universitários a comparecerem a Secretaria de Governo localizada no Prédio da Prefeitura para realizarem suas inscrições no Programa de Transporte Universitário, de segunda a sexta feira, no horário das 7 da manhã às 16 horas, munidos dos seguintes documentos:- Fotocópia autenticada da carteira de identidade e CPF ou da carteira de habilitação- Fotocópia autenticada de um comprovante de residência- Declaração de vínculo com estabelecimento de ensino de nível superior autenticada, comprovando a matrícula em curso de graduação, bem como o período que está cursando. - Declaração autenticada informando que o aluno está cursando a primeira faculdade não sendo aceito aqueles que já possuam diploma de qualquer curso de nível superior.- 02 fotos 3x4


SEGUE MODELO DE DECLARAÇÃO DECLARO sob as penas da Lei Penal Vigente – artigo 299 do Código Penal Brasileiro -, em entendimento ao Programa de Transporte Universitário promovido pela Prefeitura Municipal de Gravatá/PE, que não possuo nenhum outro Curso Universitário, sendo este o meu primeiro ingresso em graduação de Nível Superior.


Gravatá, ___ de ______________ de 2009_____________________________________________Nome, CPF e RG


Art. 299.CP. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena-reclusão de 1(um) a 5(cinco) anos e multa, se o documento público, e reclusão de 1(um) a 3(três) ano, se multa, se o documento for particular.

Parágrafo Único. Se o agente funcionário público e comete o crime prevalecendo-se do cargo ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena da sexta parte.


Mais informações – 3563-9020Prefeitura: Rua Tenente Cleto Campelo, 268, Centro

CURSOS ( MAIS UMA DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL)

Está acontecendo no crass II o curso de crochê dirigido pela prfessora Maria, o curso tem 20 alunas todas empenhadas em aprender uma profição e ter mais uma fonte de renda.
Esse é mais um curso dado gratuitamente pela Secretária de Ação Social.
A Secretária Maria Dulce esteve visitando o curso e ficou satisfeita em ver que estão colocando em prática tudo o que estão apredendo.

AÇÃO SOCIAL

A secretaria de Ação Social estará inaugurando suas novas instalações amanhã dia 25 de setembro ás 9:00 hrs da manhã, a Secretaria estar de novo endereço para melhor atender a população.
A Secretaria disponabiliza para á população cursos de pintura, crochê, culinaria, projetos com o PETI, PRO JOVEM, MÂE GESTANTE entre outros.

Novo endereço:
Rua: Rua Francisco Bezerra de Carvalho, 96 – Após Fone: 3563-9057 / 3533-9037 após a estação do artesão.

domingo, 20 de setembro de 2009

Aniversário de Ingrid Larissa

Neste sábado os familiares de Ingrid Larissa comemoram os seus 7 aninhos,foi uma comemoração em família, Ingrid era só alegria em estar festejando ao lado dos seus pais Elida e Waldo, seu irmão Italo, sua avo e seus tios.

CANÇÃO NOVA

A comunidade canção nova localizada as margens da BR 232 realiza também bazar para ajudar pessoas com mais necessidades e para arrecadar dinheiro para obra evangelizadora em nossa cidade. Além de acampamentos, shows, e diversas atividades para manter a obra.

ENTREVISTA COM ROSALI ( ESPECIAL 3º SEMANA DA PESSOA COM DEFICIENCIA DE GRAVATÁ)


ROSALI

*Blog: Qual dificuldade que você encontra nas ruas e em locais públicos?
*Rosali: Na AACD eles pediram para que eu usasse moleta, só que eu não uso porque tenho vergonha das pessoas que ficam mim olhando e a questão de não ter rampas na cidade.

*Blog: O que você gostaria que fosse feito para melhoria da pessoa com deficiência?
*Rosali: Principalmente rampas que é o que mais se necessita e que no mínimo as pessoas nas ruas quando pudessem ajudasse.

*Blog: O que você pediria aos vereadores do nosso município para melhorar a vida dos deficientes aqui em Gravatá?
*Rosali: Que houvesse uma lei para que as empresas aceitassem pessoas com deficiência, porque na maioria das empresas não aceitam por preconceitos, eu mesmo conseguir um trabalho em um certo supermercado aqui em Gravatá mais quando cheguei lá e mim viram disseram que eu não podia ficar pois não havia rampas para deficientes.

*Blog: Você exerce suas atividades normalmente?
*Rosali: Sim faço tudo dentro de casa normalmente, faço curso, só preciso de ajuda para subir e descer da moto, mais sou uma pessoa muito feliz.

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ


Saúde – Sábado de vacinação contra paralisia infantil
Os postos de vacinação foram distribuídos em locais estratégicos da cidade e uma grande estrutura foi montada para atender a população.

A Campanha Nacional de vacinação contra Paralisia Infantil aconteceu neste sábado, dia 19 e Gravatá realizou um intenso trabalho em estrutura e organização para imunizar as crianças de 0 a 5 anos do município. Antes do dia “D” a Secretaria de Saúde fez a pré-campanha na zona rural onde quase 80% das crianças foram vacinadas. Neste sábado os postos de vacinação foram distribuídos em locais estratégicos da cidade. Supermercado Todo Dia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, todas as unidades de saúde (PFS e Posto 1) e Praça da Matriz onde houve a abertura às 8h com a presença do Prefeito Ozano Brito e secretários municipais. Um momento também para atualizar o cartão de vacinação das crianças.

No estande montado na Praça da Matriz a fila para vacinar começou cedo. Antes das 8h as mães já preparavam os filhos para tomar a dose. Foi o que fez a senhora Manoela Maria, moradora do Sítio Boa Vista. Ela preferiu trazer o filho de apenas 1 mês para vacinar na cidade. “Fiquei sabendo da campanha pela TV e Rádio. Sempre trago ele para tomar as gotinhas”, diz. Manter o cartão de vacinação atualizado é muito importante. Para a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Ângela Arcoverde, a campanha também é o momento para as mães atualizarem o cartão dos filhos. “Elas devem procurar o Posto 1 que fica ao lado da Secretaria de Saúde ou durante a semana nas unidades mais próximas”.

Em uma campanha direcionada para a imunização das crianças de 0 a 5 anos não poderia faltar alegria. A secretaria de Saúde realizou distribuição de pipocas, apresentações culturais e animação com palhaços e pernas de pau. Neste sábado, para muitas crianças, as gotinhas foram o reforço da primeira dose. “Nessas campanhas mesmo quem já tomou a primeira dose tem que se vacinar novamente”, disse o secretário de Saúde, João Augusto lembrando que a campanha para a primeira dose da vacina contra paralisia infantil aconteceu em julho.

Quem não levou o filho para tomar a vacina deve procurar o Posto 1 ao lado da Secretaria de Saúde ou o PSF de seu Bairro. A paralisia é uma doença séria e não tem cura, previna seu filho.

Assessoria Especial de Imprensa

Mulheres contam experiências da vida sobre cadeira de rodas


Heroínas, pessoas que Enfrentaram preconceitos e venceram na vida.

Mulheres que passam na vida real experiência de vida, a atriz Aline Moraes na nova novela “Viver a vida” vai interpretar uma modelo famosa, cheia de sonhos e de repente seus sonhos serão interrompidos, sofrerá um acidente, ficará tetraplégica, mais mesmo assim mostra como é possível ser feliz com um problema desses. Assim como esse papel que a atriz Aline moraes fará milhares de pessoas passam hoje e não é porque estar em uma cadeira de rodas ou perderam os movimentos que perderam a alegria de ver a vida.

Acompanhe historias de pessoas com deficiência física que vive feliz:

*Greyce Follmann 26 anos é uma farmacêutica e desde 0s 19 que vive em uma cadeira de rodas, ela sofreu um acidente de carro no interior do Paraná e no momento do acidente se encontrava sem o cinto de segurança, passou cinco meses deitada em uma cama, pois tinha vergonha que as pessoas a vissem assim, Greyce começou um tratamento para se adaptar às novas condições. Voltou a estudar, onde encontrou uma instituição com acesso adequado.
Ela diz:
“Comecei a conviver com outros cadeirantes e vi que não era esse bicho todo”, conta ela, que hoje mantém um dia-a-dia comum a outros jovens da sua idade: o trabalho diário; a diversão no cinema e nas festas com amigos no fim semana•.

*Tabata Contri 28 anos atriz e consultora ela estava no banco de trás quando o veiculo caiu na ribanceira, passou por cirurgia e ficou quatro meses internada, conta que só soube que sua lesão era irreversível quando um médico-professor explicava o caso dela a um grupo de alunos. “Foi horrível saber daquele jeito. Chorei o dia todo”, relembra.
Sem sensibilidade da cintura para baixo começou a fazer tratamento, e diz: A gente passa por todas as fases da vida, volta a ser bebê, passa a usar fraudas, tem que reeducar a bexiga, depois vira criança aprende a tomar banho sozinha, trocar de roupa; e vem a fase da adolescência, quando a gente faz tudo só, vai para a balada, passeia, viaja, namora”, continua. Na fase adulta, “a gente vai trabalhar para pagar as contas”, arremata.
Ela é consultora e dá palestras sobre inclusão, a empresas que precisam se adaptar para as necessidades de cadeirantes, e quando vai a um lugar que não seja adaptado ela não deixa de ir, pois só assim motiva as pessoas a fazer o acesso.

*Aline Moraes as duas cadeirantes torce para que a atriz Aline Moraes reflita sobre a realidade dos deficientes e não volte a andar.

Na realidade quando os médicos dizem que não tem mais jeito, que a pessoa vai ter que depender de uma cadeira de rodas para o resto da vida, não acontecem milagres, a não ser que um extraterrestre opere com técnicas de outro mundo. Somos iguais a todo mundo, um dia acordamos alegres e no outro tristes, temos bom humor e mal humor, com qualquer outra pessoa.

13 anos do CAIC

Os 13 anos do CAIC foram comemorados com muita alegria de quem faz parte da sua historia, dia 17 iniciando a programação com uma missa em ação de graças aos seus 13 anos no auditório, dia 18 ficou por conta das exposições dos alunos da Escola Monsenhor José Elias e da educação infantil com o tema: Gastronomia e Astronomia, o que eles mesmos produziram foram expostos para que a comunidade pudesse ver o que eles aprendem E das Ações da Secretaria de Ação Social, o psf também realizou programas de saúde oferecidos a população, entre eles um mutirão de ultrassonografias, atendendo á população.