domingo, 27 de setembro de 2009

MEMORIAL DE GRAVATÁ E BIBLIOTECA PÚBLICA

MEMORIAL:
O memorial de Gravatá um lugar histórico da cidade conta com valiosas peças que fizeram a história a muito anos atrás.
Nosso blog visitou o lugar para saber mais um pouco de quem viveu o passado e tiveram o prazer de ter doado peças tão valiosas.
O Sr. João Gabú teve a gentileza de nos conduzir, perguntamos qual era a mais antiga peça que tinha no local.
Antigamente não havia luz nas casas e pra não ficar no escuro o povo da época eram inteligentes, uma das peças mais antiga tem 200 anos é exatamente uma CANDEIA DE BRONZE onde em seu centro era colocada semente de mamona e da semente saia óleo que então acendiam e tinham uma fonte de luz.
A segunda peça que foi mostrada foi um ORATORIO que foi da primeira Capela da cidade CAPELA DE SANT ANA á anos atrás quando a capela era só o centro da Igreja de hoje, essa peça tem aproximadamente 180 anos e é do século 18. As primeiras peças que foram doadas foram: confessionário, joelho frequissorio, oratório, sacrário, além de livros e registros de arquivos paroquianos, pelo Padre Joselito.

Quem quiser fazer doações precisa saber se a peça a ser doada é antiga e vai servi para contar história, se a peça for pequena é só levar no memorial ,se a peça for grande entre em contato com o memorial pelo telefone: 3563-9075 ou 9148-6054 falar com João Gabú.

BIBLIOTECA PÚBLICA:
A biblioteca pública recebe hoje em seu local de estudos várias pessoas interessadas em estudar, os estudantes podem contar com uma variedade de livros, Atlas, mapas e outros.
São muitas pessoas que freqüentam o local, grupos como o peti, pro jovem, os colégios particulares e públicos e isso movimenta os livros durante ao longo do dia, disse dona Rosimere que recebe com carinho todos que vai ao local.