domingo, 20 de setembro de 2009

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ


Saúde – Sábado de vacinação contra paralisia infantil
Os postos de vacinação foram distribuídos em locais estratégicos da cidade e uma grande estrutura foi montada para atender a população.

A Campanha Nacional de vacinação contra Paralisia Infantil aconteceu neste sábado, dia 19 e Gravatá realizou um intenso trabalho em estrutura e organização para imunizar as crianças de 0 a 5 anos do município. Antes do dia “D” a Secretaria de Saúde fez a pré-campanha na zona rural onde quase 80% das crianças foram vacinadas. Neste sábado os postos de vacinação foram distribuídos em locais estratégicos da cidade. Supermercado Todo Dia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, todas as unidades de saúde (PFS e Posto 1) e Praça da Matriz onde houve a abertura às 8h com a presença do Prefeito Ozano Brito e secretários municipais. Um momento também para atualizar o cartão de vacinação das crianças.

No estande montado na Praça da Matriz a fila para vacinar começou cedo. Antes das 8h as mães já preparavam os filhos para tomar a dose. Foi o que fez a senhora Manoela Maria, moradora do Sítio Boa Vista. Ela preferiu trazer o filho de apenas 1 mês para vacinar na cidade. “Fiquei sabendo da campanha pela TV e Rádio. Sempre trago ele para tomar as gotinhas”, diz. Manter o cartão de vacinação atualizado é muito importante. Para a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Ângela Arcoverde, a campanha também é o momento para as mães atualizarem o cartão dos filhos. “Elas devem procurar o Posto 1 que fica ao lado da Secretaria de Saúde ou durante a semana nas unidades mais próximas”.

Em uma campanha direcionada para a imunização das crianças de 0 a 5 anos não poderia faltar alegria. A secretaria de Saúde realizou distribuição de pipocas, apresentações culturais e animação com palhaços e pernas de pau. Neste sábado, para muitas crianças, as gotinhas foram o reforço da primeira dose. “Nessas campanhas mesmo quem já tomou a primeira dose tem que se vacinar novamente”, disse o secretário de Saúde, João Augusto lembrando que a campanha para a primeira dose da vacina contra paralisia infantil aconteceu em julho.

Quem não levou o filho para tomar a vacina deve procurar o Posto 1 ao lado da Secretaria de Saúde ou o PSF de seu Bairro. A paralisia é uma doença séria e não tem cura, previna seu filho.

Assessoria Especial de Imprensa