domingo, 30 de agosto de 2009
ENTREVISTA: SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL D. MARIA DULCE
sábado, 29 de agosto de 2009
DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Contagem regressiva para o fim das sacolas de plástico

Segundo os especialistas, o consumo mundial de plástico superará os 300 milhões de toneladas em 2010, com o impacto meio ambiental que isso traz. Nas palavras de Esteban Gimeno, presidente da seção ibérica da Associação Europeia de Produtores Plásticos (PlasticsEurope), em 2006 a utilização de recursos plásticos foi da ordem de 250 milhões de toneladas, das quais 25% corresponderam ao continente europeu.
"Elas são muito consumidas (sacolas plásticas) porque são necessárias. Por ter nos tornado a vida mais fácil, se tornaram imprescindíveis", explicou Enrique Gallego, diretor-geral da Associação Espanhola de Indústrias de Plástico, em entrevista à Agência Efe.
Mas se as substituirmos por aquelas alternativas mais respeitosas com o meio ambiente, elas continuarão nos fazendo a vida mais fácil e nos assegurarão um ambiente limpo e livre de poluição.
No entanto, a Associação Espanhola de Fabricantes de Sacolas de Plástico defende que seus produtos têm "um grave problema de imagem", porque elas são 100% recicláveis, e "não emitem calor, nem CO2 nem outros destruidores da camada de ozônio".
O uso de sacolas de plástico se transformou em uma queda de braço entre Governos, associações ambientais, fabricantes do setor e grandes redes de supermercados. A defesa dos interesses por parte de cada um deles provocou várias dúvidas entre a maioria da população, sobre a realidade dos sacos plásticos.
Na hora de fazer a compra se aposta pela comodidade a todo custo. Se em vez de receber sacolas de plástico novas a cada compra fossem utilizadas as que se amontoam em um cantinho da cozinha, reduziríamos consideravelmente o gasto das mesmas.
Em países europeus como a Suíça sua utilização está praticamente erradicada. Elas foram trocadas por aquelas de papel pagas previamente e reutilizas em sucessivas compras, ou então se recorre às duradouras bolsas de tecido.
Itália, França, Dinamarca e República da Irlanda decidiram implantar o pagamento de taxas por parte dos usuários ou sua proibição. Na China, desde a decisão de cobrá-las, se seu consumo foi reduzido em 66%. Nos Estados Unidos, San Francisco foi a primeira cidade a tomar medidas. Oackland e Boston estudam seguir seus passos. Já Nova Délhi também declarou sua guerra particular às bolsas de plástico e vetou seu uso em toda a cidade.
O setor de embalagens se orienta cada vez mais à produção de produtos biodegradáveis, a fim de contribuir para a causa ecológica. Assim os artigos fabricados com fécula de batata, emergem com força entre as alternativas já existentes como a utilização de tecido e papel.
Ao contrário de uma bolsa de plástico - que demora cerca de 400 anos para se desintegrar, segundo o Greenpeace - estas de componentes orgânicos se decompõem em pouco mais de três meses passando a fazer parte do substrato do solo sem contaminá-lo, como defende no seu site a Coemmo, empresa que as fabrica.
Sua resistência e aspecto não se diferenciam muito das tradicionais, mas os benefícios para a natureza são notáveis. No entanto, as opções destinadas a substituir as velhas bolsas de plástico são mais caras, e o interesse econômico fica muitas vezes acima do ambiental. "A indústria que as fabrica é mais reticente à mudança", afirma Julio Barea, responsável pelo setor de poluição do Greenpeace Espanha. Apesar disso, ele acredita que as mudanças acontecerão "porque as pessoas querem assim".
É necessária a conscientização sobre o problema, sabendo que pequenas mudanças de hábitos podem contribuir para a conservação do planeta. A oportunidade de melhorar a situação do meio ambiente está nas mãos de todos, desde o cidadão até as grandes companhias.
SEMANA DA CULTURA
7º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE GRAVATÁ - 01 a 31 de outubro(NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ)

Os restaurantes que querem participar do 7º Festival Gastronômico – Sabores de Gravatá, que acontecerá no período de 01 a 31 de outubro tem até amanhã, dia 28, para se inscrever. O evento é uma realização da Prefeitura de Gravatá/Secretaria de Turismo e o SEBRAE com o apoio da ABRASEL e tem como objetivo qualificar e promover as empresas do segmento e fomentar o turismo gastronômico.
As empresas inseridas no festival terão a oportunidade de capacitar seus funcionários, o apoio de chefs reconhecidos na elaboração de um prato especial para ser comercializado durante o mês do evento e ainda participar da festa de lançamento oficial e do Festival Cultural e Feira de Negócios apresentando os seus pratos para a imprensa e convidados.
O Festival Gastronômico de Gravatá já é reconhecido em todo o Estado e atrai anualmente visitantes de toda parte. Este ano os participantes receberão treinamento nas seguintes áreas: Segurança alimentar – Boas Práticas, Técnicas e montagem de pratos e doces, Montagem de Cardápios, serviço de Vinhos e Formação de Preços.
Para ser incluída no evento, a empresa deve atender os seguintes requisitos: ser formalizada, criar uma refeição exclusiva para o festival, fornecer ficha técnica do produto, autorizar a divulgação de material, efetivar taxa de inscrição de R$ 300,00 (trezentos reais) sendo 50% na inscrição e 50% com cheque p/ 30 dias. Para maiores informações é só procurar a Secretaria de Turismo, localizada em frente a Praça Matriz , fone: 35339047.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

As escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino participarão do evento que terá como tema o Ano Internacional da Astronomia.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Vilões
Flora: "A vilã encenada por PATRÍCIA PILAR em 'A Favorita' foi muito marcante tanto por suas maldades quanto pelo figurino tão comentado na época. Ela começou com roupas muito simples, de ex-presidiária e foi se transformando em uma mulher muito elegante, com roupas claras e estampas florais, que até então não eram usadas por vilãs".
Sandrinha: "A personagem de Adriana Esteves na novela 'Torre de Babel' era uma menina ambiciosa que se tornou vilã ao passar por cima de todos. O figurino dela era composto por roupas alegres e simples, como vestidos curtos e com cores fortes. Com este look, ela aparentava ser uma menina doce e inocente”.
Silvia: "Em 'Duas Caras', Aline Morais interpretou uma mulher aparentemente sofisticada e madura, mas ao longo da novela foi mostrando seu lado negro. O figurino dela era recheado de peças finas e delicadas. A personagem usava todas as tendências da época em que a novela foi ao ar”.
Laura: "O figurino de Cláudia Abreu na novela 'Celebridade' mostra que sua personagem era uma moça simples, mas que estava disposta a tudo para chegar ao poder. Por isso, os looks de Laura foram se transformando aos poucos, mas mesmo assim ela não conseguiu atingir a elegância desejada. Além disso, a gargantilha que usava virou uma marca registrada da personagem".
Bárbara Campos Sodré: "Em 'Da Cor do Pecado', Giovanna Antonelli viveu uma vilã fashion. O figurino dela era composto por roupas muito modernas, inclusive seu corte de cabelo, que foi muito copiado na época".
Yvone: "A personagem de Letícia Sabatella em 'Caminho das Índias' usa roupas muito finas e elegantes. Ela passa a imagem de uma mulher bem sucedida e segura. Assim, Yvone consegue aplicar todos os golpes que deseja vestida com classe".
Nazaré: Em 'Senhora do Destino', Renata Sorrah era caracterizada como uma típica vilã. Ela sempre usava roupas com tons escuros, como vermelho, vinho, preto e tecidos pesados, como o veludo".
fonte: MSN
NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Para participar basta se inscrever na secretária de ação e desenvolvimento social no período de 24 a 27 de agosto das 07:00 às 13:00 horas e levar um quilo de alimento não perecível.
Vestibular, ENEM, Concurso. A oportunidade de ingressar na faculdade ou conquistar um emprego federal faz com que milhares de jovens e adultos em todo o país se preparem para alcançar tais objetivos. Pensando nisso, a Prefeitura de Gravatá promove a partir do dia 30 de agosto, próximo domingo, o primeiro aulão preparatório para vestibular e demais testes que deixam os estudantes aflitos.
Os aulões serão quinzenais com professores convidados pela secretaria da Infância e Juventude, sempre abordando matérias diferentes. As aulas acontecerão no auditório do colégio Devaldo Borges. Para participar basta se inscrever na secretária de ação e desenvolvimento social no período de 24 a 27 de agosto das 07:00 às 13:00 horas e levar um quilo de alimento não perecível, os alimentos arrecadados serão doados a instituições carentes.
Notícias da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
DER FEZ CAMPANHA NA 11ª FESTA DA ESTAÇÃO DE GRAVATÁ
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DIA DA INFÂNCIA
sábado, 22 de agosto de 2009
HOJE NA ÚLTIMA NOITE DO 11ª ESTA DA ESTAÇÃO DE GRAVATÁ A ATRAÇÃO PRINCIPAL É A CANTORA ALCIONE



sexta-feira, 21 de agosto de 2009
CAMINHOS PARECIDOS, APENAS UM TEM VOLTA

casos: Yvone Comente atos de maldades crueis, tem uma frieza, uma mulher perversa capaz de passar por cima de tudo e detodos para conseguir o que quer, incapaz de sentir compaixão pelos outros.
Tarsso: Já o esquizofrênico é mais afetuoso,é extremamente sensível a ponto de enlouquecer,mas há tratamento.
O psicopata não enlouquece porque não tem afeto.
TRATAMENTO DA esquizofrenia
A esquizofrenia tem cura e é isso que a novela tenta passar em suas cenas, tem que ser um tratamento com rapidez, no primeiro surto 80% dos esquizofrênicos se curam, no segundo são 50% e no terceiro surto 30%, mas há muitos que após o primeito surto se negam á procurar ajuda por vergonha ou por medo isso que mostra na novela que a Melissa personagem da(Cristiane Torloni) se nega a aceitar que tem um filho esquizofrênico.
Psicopatas nascem psicopatas
No caso da Yvone ser uma psicopata até o momento não tem cura, a pessoas que já nascem com a genética para esse tipo de comportamento.
Número de internautas ativos cresce 10% no Brasil em julho
Em julho deste ano, 36,4 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em casa, um aumento de 10% sobre os 33,2 milhões registrados em junho. O número de pessoas com acesso à internet nas residências ou no trabalho é de 44,5 milhões. Entre os internautas residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões, uma alta de 7,4% em relação a junho.
O total de pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas , telecentros) foi de 64,8 milhões. O tempo médio de navegação atingiu 48h26min, considerando-se páginas da internet, e 71h30 de tempo total, incluindo aplicativos. Os internautas residenciais navegaram 30h13min em média, em julho. Os dados são do Ibope Nielsen Online.
O uso da internet:
• Brasil: 48h26min (em páginas da web) / 71h30min (total)
• EUA: 42h19min / 67h33min
• Reino Unido: 36h30min / 59h56min
• França: 33h22min / 58h19min
• Japão: 31h55min / 66h55min
• Espanha: 31h45min / 53h09min
• Alemanha: 30h25min / 55h35min
• Itália: 28h15min / 45h50min
• Austrália: 23h45min / 42h15min
• Suíça: 18h10min / 32h27min
Advillage
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Festa da Estação



terça-feira, 18 de agosto de 2009
11ª FESTA DA ESTAÇÃO EM GRAVATÁ TERÁ OFICINAS E PALESTRAS
CONFIRA AS OFICINAS:
18 a 21 de agosto Oficina Institucional “Elaboração de Projetos”
Facilitadores – Diretoria de Fomento e Formação/ Diretoria de Projetos Especiais
Público Alvo – Produtores Culturais; Grupos Culturais; ONGS; Associações; Público em Geral
19 de agosto Palestra Institucional – FUNCULTURA
Facilitadores - Diretoria de Fomento e Formação
Público Alvo - Produtores Culturais; Grupos Culturais; Público em Geral
20 de agosto Oficina INSTITUCIONAL "PROGRAMA MAIS CULTURA" - Mais cultura - Pontos de Cultura - Capacitação
Facilitadores - Diretoria de Fomento e Formação
Público Alvo - Produtores Culturais; Grupos Culturais; ONGS; Associações; Público em Geral;
21 de agosto Oficina INSTITUCIONAL "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL"
Facilitadores - Diretoria de Preservação Cultural
sábado, 15 de agosto de 2009
NOTÍCIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Equipe do Globo Inverno visitou cachoeiras, haras e restaurantes da cidade.
A equipe ficou na cidade durante dois dias e visitou os haras, a cachoeira da Palmeira, hotéis, restaurantes, Alto do Cruzeiro, fizeram entrevistas com personalidades conhecidas como o jornalista Ricardo Carvalho, que contou fatos históricos de Gravatá. Entre os lugares, a equipe de reportagem conheceu a famosa Bonequinha da Sorte. Um dos artigos mais procurados pelos turistas que vistam Gravatá.
O repórter ficou encantado com a diversidade de atrativos da cidade e a forma acolhedora como foi recebido nos lugares onde passou. "Estou até pensando adquirir uma casa por aqui. Gravatá é uma cidade muito interessante e acolhedora", disse. Durante a reportagem, Fernando acompanhou de perto o preparo de um dos pratos típicos da gastronomia gravataense. Logo em seguida, subiu ao Alto do Cruzeiro e presenciou uma das mais belas cenas de Gravatá. O entardecer deu um tom a mais na matéria do Globo Inverno, a equipe se encantou com o belíssimo pôr do sol.
Todos os detalhes poderão ser vistos neste sábado, ao meio dia, no especial da Globo Nordeste.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
NOTÍCIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ
Entre as atrações Rappa, Alcione, Joana, Sirano e Sirino, Nádia Maia e Elifas Junior.
A Prefeitura de Gravatá junto a Fundarpe definiu a grade de atrações da Festa da Estação, que vai acontecer entre os dias 18 e 22 de agosto no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. A estrutura do evento vai abrigar um palco principal e um palco de cultura popular, onde se apresentarão atrações locais, regionais e nacionais. Ainda haverá cortejos pelas ruas com maracatus, bacamarteiros, blocos carnavalescos e outras manifestações da cultura popular e um grande encontro de bandas de músicas de várias partes do Estado.Entre as principais atrações da festa deste ano estão a banda Rapa, as cantoras Alcione e Joana, Elifas Junior, Sirano e Cirino, Marcos de Lima, Nádia Maia entre outras. A Festa da Estação está integrada ao Movimento Pernambuco Nação Cultural do Governo do Estado, que mapeou e dividiu as diversas regiões de Pernambuco em áreas de convergência cultural, ficando Gravatá como pólo do Agreste Central agregando dezenas de municípios.
Confira a programação dos dois palcos do Pátio de Eventos:
PALCO PRINCIPAL - a partir das 22h.
DIA 20 - QUINTA-FEIRA- Banda Sou Reggae,Volver,Rappa,Elifas Junior
DIA 21 - SEXTA-FEIRA- Maurício Ramalho (Forró),Folia Tropical, Joana,Sirano e Sirino
DIA 22 - SÁBADO-Marcos de Lima,Os Cabras do Forró,Alcione,Nadia Maia
PALCO CULTURA POPULAR- a partir das 16 horas
DIA 20 - QUINTA-FEIRA-16h Bacamarteiros -
Brejo da Madre de Deus 16:30h.
Trio Rojão - Belo Jardim 17:30h.
Banda Capim da Lagoa - Alagoinha 18:30h.
Mestre Librina - GAMR - Gravatá19:30h.
Acústico Popular - Cupira20:30h.
George Luiz - Recife
DIA 21 - SEXTA-FEIRA 16h. Bacamarteiros -
Bonito 16:30h.
Em canto em Poesia - São José do Egito 17:30h.
Dudú e Banda (Forró Pé-de-serra) - Sanharó 18:30h.
Expresso Jovem Guarda - Gravatá 20h.
Banda Três Poderes - Riacho das Almas
DIA 22 - SÁBADO 17h. Bacamarteiros - Cachoeirinha 18h.
Mazuca de Agrestina - Agrestina 19h.
Banda Cobra - Barra de Guabiraba 20h.
Valter Lins - Bezerros 21h.
Maurício Menezes - Gravata
Notícia da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA DO ESTUDANTE
Dia 14 - Sexta - feira Local: AABB Gincana dos Estudantes
Dia 16 - Domingo - a partir das 8h I Corrida dos Estudantes - concentração a partir das 8 horas - Prédio da Prefeitura,Entrega da premiação da Corrida e Entrega da premiação do Concurso de Redação “O símbolo da minha cidade”
terça-feira, 11 de agosto de 2009
NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Na oportunidade Marli falou sobre o contato direto que terá com os agricultores gravataenses, “Esse contato vai ser muito bom para minha tese, quero vivenciar todo o processo do cultivo, as técnicas utilizadas e tudo o que o local pode me oferecer”, disse.
Está em Pernambuco desde a última semana a bióloga, geógrafa e historiadora paranaense da cidade de Marechal Rondon Marli Terezinha Szumilo Schlosser, uma apaixonada pelo nordeste que veio a Gravatá para conhecer os orgânicos produzidos na cidade, as técnicas de produção e venda. Os resultados obtidos com a visita servirão de base para a tese de pós-doutorado que a estudiosa está fazendo sobre o tema Desenvolvimento Regional e Ambiental. Utilizando-se de entrevista temática sobre agroecologia, Marli ficará três dias na comunidade de São Severino, onde vivenciará o cotidiano dos produtores, e conhecerá de perto a rotina dos moradores de São Severino.
Seu primeiro contato com Gravatá se deu através do site oficial da prefeitura, no qual segundo Marli encontrou muitas informações sobre tudo o que precisava, “Eu estava a procura de um lugar semelhante a Marechal Rondon, e que de preferência fosse no nordeste, então fiz algumas pesquisas e encontrei Gravatá. Através do site, obtive muitas informações sobre a cultura do lugar e a produção dos orgânicos. Me apaixonei de cara, tanto é que no meu projeto, utilizo algumas citações das matérias publicadas. Entrei em contato com a secretaria do meio ambiente e fui muito bem recebida, e hoje estou aqui de fato para conhecer a produção orgânica de Gravatá”, disse Marli.
Marli foi recebida na manhã desta segunda feira pelo secretário do meio ambiente Aarão Lins de Andrade, que conversou com a pesquisadora esclarecendo algumas dúvidas. O secretário se colocou a disposição da pesquisa a ser realizada e teve a oportunidade de saber um pouco mais dos objetivos de Marli em seus estudos. “É sempre muito bom sabermos que nossa cidade está sendo reconhecida nos mais diversos lugares do país. A vinda de Marli é muito importante, pois diante do projeto de pesquisa apresentado por ela, Gravatá vai crescer ainda mais no que diz respeito a produção de orgânicos”, disse Aarão Lins.
Na oportunidade Marli falou sobre o contato direto que terá com os agricultores gravataenses, “Esse contato vai ser muito bom para minha tese, quero vivenciar todo o processo do cultivo, as técnicas utilizadas e tudo o que o local pode me oferecer”.
Na próxima quarta-feira, dia 12, a Escola Aderbal Barbosa do Distrito de Mandacaru irá receber a astronôma brasileira Rosali Lopes, que faz parte da equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a maior agência espacial do mundo localizada nos Estados Unidos da América - USA. Ela fará palestras para os 200 alunos da escola e ainda acompanhará o lançamento de um mini-foguete em uma fazenda da região junto a 20 representantes da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e o professor e astrônomo, também da equipe da NASA, Marcos Luna.
A oportunidade surgiu quando a professora Rosana Carvalho iniciou junto aos seus alunos uma pesquisa para o desfile do próximo dia 07 de setembro, que fará homenagem ao Ano Internacional da Astronomia. Interessada em obter mais informações sobre o assunto, ela decidiu procurar o renomado professor e pesquisador Marcos Luna, que se encantou com o interesse e a grandiosidade do seu trabalho e após diversas reuniões propôs a ida da astrônoma da NASA à Gravatá, que não só aceitou o convite como também fez questão de que o encontro fosse no próprio distrito. “Eu nunca imaginei que ela, uma astronôma tão importante da NASA, iria a Mandacaru, na nossa escola tão simples que atende os alunos da Zona Rural de Gravatá. Ainda estou sem acreditar”, disse a professora Rosana.
A astrônoma carioca Rosaly Lopes foi a primeira brasileira a ganhar o Wings Worldquest Women of Discovery, que reconhece o destaque feminino em vários campos relacionados à exploração científica. Premiada na categoria Ar e Espaço, o reconhecimento veio em função de uma vida de trabalho dedicada ao mapeamento e à descoberta de vulcões no Sistema Solar. No Laboratório de Propulsão a Jato da NASA desde 1989, Lopes participou das missões Cassini-Huygens (explorações na Titã, maior lua de Saturno) e Galileu. Ela foi madrinha da base para lançamento de foguetes experimentais, que levava seu nome, na cidade de Bezerros, criada por iniciativa do professor Marcos Luna em reconhecimento ao apoio dado ao projeto, assim como a sua história profissional.
11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes.
Nossa Homenagem aos Estudantes
domingo, 9 de agosto de 2009
FELIZ DIA DOS PAIS

pode ser velho ;
Pode ser branco;
negro ou amarelo;
Pode ser rico ou pobre;
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado;
Pode ser feliz ou infeliz;
Pode estar aqui ou já ter ido embora;
Pode ter tido filhos ou adotado-os;
Pode ter casa ou morar na rua;
Pode usar terno ou tanga;
Pode ser Deus ou humano;
Pode estar trabalhando ou desempregado;
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI.
Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da Criação.
Que não só hoje,mas em todos os dias desta vida possas ser lembrado como aquele que:muitas vezes não dormiu,muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa,muitas vezes engoliu sapos,muitas vezes chorou escondido,muitas vezes gargalhou,muitas vezes perdeu a hora,mas nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida:seus fihos!!
I SEMANA DO ESTUDANTE DE GRAVATÁ - 11 a 16 de agosto

Acompanhe a programação da I semana do estudante de Gravatá
DIA 11 - Terça-feira - 19h às 24h.
Local: Parque Aquático CDG Festa dos Estudantes - Shows com as bandas "Cabras do Forró"e "Canal Livre"
DIA 13 - Quinta-feira - 15h.
Local: Parque aquático do CDG Início da entrega dos Kits Escolares
Dia 14 - Sexta - feira
Local: AABB Gincana dos Estudantes
Dia 16 - Domingo - a partir das 8h.
I Corrida dos Estudantes - concentração a partir das 8 horas - Prédio da Prefeitura
Entrega da premiação da Corrida.
Entrega da premiação do Concurso de Redação “O símbolo da minha cidade”
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
NOTÍCIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

A campanha durou todo o mês de julho e arrecadou mais de mil peças de roupas e muitos alimentos
Durante o mês de julho a secretaria de Saúde realizou a campanha Saúde com Fraternidade com arrecadações de roupas e alimentos destinados a entidades e famílias carentes de Gravatá. Nesta quinta feira, dia 06, a secretaria começou a fazer a distribuição do material. Mais de mil peças de roupas foram arrecadas e a distribuição que será feita esse mês já começou. A primeira entidade a receber os donativos foi a Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice. Ao todo 75 peças formam entregues dividas entre os homens e mulheres do abrigo.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Leidjane Virães, a campanha teve a colaboração das igrejas do município que disponibilizaram espaço para receber as doações. Nesta quinta, antes da entrega, a equipe da secretaria separou o material por tipo e peça. Além das roupas, muitos alimentos foram recebidos onde serão entregues ao programa Gravatá Sem Drogas que acontece esse mês de agosto.
Durante a entrega do material arrecadado, a equipe da secretaria visitou o consultório odontológico da casa beneficente e vai disponibilizar dentista para atender os idosos. O consultório está desativado e precisa de uma melhor avaliação para constatar se realmente poderá atender os pacientes do local. “Vamos avaliar o mais breve possível para ver se poderemos usar, caso contrário, deslocaremos os idosos para fazer o tratamento nos postos de saúde mais próximo”, completou Leidjane.
Notícias da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
5 DE AGOSTO “DIA NACIONAL DA SAÚDE”


NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

As mães gestantes atendidas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PAC’s) vão passar por uma oficina sobre aleitamento materno.
O evento acontecerá nesta quinta feira, dia 07, no Posto 1 da Secretaria de Saúde localizado na Rua Izaltino Borges, centro. Cerca de 40 gestantes foram convidadas para participar e terão palestras de como amamentar os filhos, a importância do aleitamento materno e seus benefícios.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ
A organização do evento aproveita a ocasião para pedir aos participantes que levem 1 quilo de alimento não perecível para ser doado a entidades carentes.
De 4 a 7 de agosto a juventude gravataense vai se divertir. A Pastoral da Juventude da Paróquia de Santana estará realizando a 2ª Gincana da Juventude, um projeto ecumênico feito para os jovens da cidade. A gincana será realizada na Quadra do Povo. Uma forma descontraída de atrair a turma jovem e comemorar a semana da juventude, trabalhando a conscientização de uma cultura de paz, solidariedade e valorização do estudante, de forma dinâmica, alegre e saudável. A Prefeitura de Gravatá apoia o evento.
“Vamos realizar a 2ª gincana da juventude de acordo com o projeto nacional do setor da juventude da CNBB com o tema “Juventude em Marcha contra a violência”, valorizando o ambiente escolar e a importância do ensino pedagógico no combate a violência. Todos podem comparecer ao evento e torcer pelas equipes das escolas participantes”, disse Severino José de Lima, coordenador da Pastoral da Juventude.
A organização do evento aproveita a ocasião para fazer campanha de doação de alimentos, pedindo aos participantes da gincana e os espectadores levem 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições que cuidam de crianças e adolescentes em Gravatá.
INFORMAÇÕES SOBRE A GINCANA
Dia 04/08 – Quadra do PovoHora – 19:30 As escolas do Grupo A (Conforme critério de sorteio) concorrem entre si, e a escola vencedora terá a vaga garantida para a grande final.
Dia 05/08 – Quadra do PovoHora – 19:30 As escolas do Grupo B concorrem entre si, e a escola vencedora terá a vaga garantida para a grande final.
Dia 06/08 – Quadra do PovoHora – 19:30 As escolas do Grupo C concorrem entre si, e a escola vencedora terá a vaga garantida para a grande final.
Dia 07/08 – Quadra do PovoHora – 19:30
As finalistas concorrem entre si e decidiram as colocações de 1º, 2º e 3º lugar. Em seguida premiação e confraternização com todos os participantes e torcidas.
O Ministério de Música Centelha Divina vai animar a festa.
Premiação:
1º lugar – Medalha de ouro aos alunos e troféu para a escola
2º lugar – Medalha de prata aos alunos
3º lugar – Medalha de bronze aos alunos
II MOTO TRILHA DE URUÇU MIRIM – Os motores roncaram neste domingo
A aventura em Gravatá se concentrou no distrito de Uruçu Mirim neste domingo, dia 02. A II Moto Trilha de Uruçu Mirim reuniu mais de 150 motoqueiros em busca de muita lama para percorrer as estradas que ligam o distrito às demais localidades. A prova foi um teste de adrenalina. Muitas equipes vindas de cidades como Bezerros, Camocim de São Felix, Sairé, Bonito e Barra de Guabiraba mostraram suas habilidades sobre duas rodas. Antes da saída um, café da manhã carregou as energias dos corredores. Ao final um churrasco encerrou a prova em Uruçu.
As chuvas dos últimos dias deram uma forcinha para incrementar a prova. O sub-prefeito de Uruçu Mirim e organizador do evento, Jessé Alves, comemorou o sucesso de vendas dos kits. Segundo ele, todos os kits foram vendidos e até quem chegou de última hora conseguiu participar. Este é o segundo ano da trilha em Uruçu Mirim.
Rota de aventura
Gravatá se destaca nos esportes de aventura e se consolida como rota para os trilheiros da região. Em abril a Trilha do Bacurau trouxe centenas de visitantes à cidade. A prova aconteceu durante a noite dificultando ainda mais o percurso para os aventureiros de duas rodas. Esse último domingo foi a vez de Uruçu Mirim realizar pelo segundo ano a prova. “Em 2008 fizemos a trilha mas aconteceu apenas entre amigos. Esse ano o evento prestigia os motoqueiros do distrito”, falou Jessé Alves.
Informação da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá
domingo, 2 de agosto de 2009
NOTÍCIA DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Poucas pessoas conhecem o trabalho e as ações do CRAS. O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública de base municipal, que destina-se a apoiar pessoas carentes, que se encontram em vulnerabilidade social, disponibilizando prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.
Paulo Sales, coordenador do CRAS I falou sobre a instituição e como o trabalho é recebido pelas pessoas, “Contamos com 5 profissionais trabalhando conosco, um psicólogo, um assistente social, dois auxiliares administrativos e um motorista.
A Secretária de Ação Social Maria Dulce, compareceu ao CRAS I na tarde da última quinta feira (30/07) prestigiando o trabalho das alunas. Na ocasião a secretária deu sua opinião sobre o projeto, “Mais do que oferecermos capacitação profissional e conseqüentemente geração de renda, os CRAS são a valorização pessoal dos que precisam do trabalho. Aqui faz brotar os dons que eles possuem”, disse Maria Dulce.